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03/05/01 00:00 -

'Guerra' dos supermercados beneficia os consumidores

'Guerra' dos supermercados beneficia os consumidores

Patrícia Zamboni
A “guerra” de promoções entre os supermercados, resultado da concorrência acirrada no setor, tem beneficiado muito os consumidores. Especificamente em Bauru, onde unidades pertencentes a grandes redes têm se instalado, além do destacado desempenho das empresas locais, o resultado das constantes quedas de preços dos produtos tem sido a satisfação do público consumidor. Pesquisando, a economia no bolso pode chegar a até 50%.

Há cerca de dois anos, uma grande movimentação tomou conta do setor supermercadista de Bauru com a chegada da rede Sé, que adquiriu as unidades da rede Santo Antonio de Supermercados. Em 2000, o Confiança Max inovou com a abertura da loja durante 24 horas. No final do ano passado, a inauguração da primeira loja do Paulistão na cidade mexeu com os concorrentes e com os consumidores que, mais uma vez, foram beneficiados com a queda de preços.

Na semana passada, outro momento delicado para os empresários do setor com a abertura da segunda unidade do Paulistão. Depois disso, o cenário atual é de um “bombardeio” de promoções que chega a assustar, no bom sentido, o público consumidor local, que em tão pouco tempo presenciou tantas mudanças.

Para cada dia da semana, os supermercados têm promoções específicas, o que significa que, fazendo pesquisa de preços e consultando os anúncios de jornal, o consumidor consegue encontrar itens baratos todos os dias e pode adequar as compras à sua necessidade. Na rede de supermercados Confiança, o gerente de compras Paulo Sanches diz que, às segundas e terças-feiras, as promoções são para itens diversos, como leite, carvão, bebidas, produtos de limpeza, entre outros. Nesta semana, por exemplo, uma marca de detergente foi anunciada no JC por R$ 0,37.

Às quartas-feiras é realizado o tradicional sacolão, com preços promocionais para os produtos de hortifrúti. Segundo Sanches, a queda de preços, em relação aos outros dias da semana, gira em torno de 10% a 30%. “Alguns produtos chegam a ficar até 50% mais baratos durante o sacolão”, afirma o gerente.

Às quintas-feiras são veiculadas as promoções, anunciando queda de preços entre 10% e 30% (em geral), às vezes até 50%, para produtos dos mais diversos setores. As ofertas anunciadas permanecem até o domingo. Às sextas-feiras, uma grande variedade de carnes é colocada em promoção. Na semana passada, por exemplo, o quilo do contra filé foi comercializado por R$ 4,69.

No Mercosuper, todos os domingos é realizado o “Domingo verde”, com itens do setor de hortifrúti em promoção. Segundo o diretor da empresa, Émerson Svízzero, nesta semana, o quilo da vagem foi comercializado por R$ 0,49, beringela a R$ 0,19 o quilo e o maço da couve a R$ 0,39.

Às segundas e terças-feiras as promoções são para itens diversos, como produtos de limpeza, achocolatados, presunto, pão francês etc. Às quartas e quintas-feiras ocorre o tradicional sacolão, com frutas, verduras e legumes a preços especiais, entre outros itens. No sacolão, os preços dos produtos costumam sofrer queda de até 20% em relação aos outros dias da semana. Às sextas-feiras, sábados e domingos as promoções são voltadas ao chamado consumo de final de semana, com queda de preços para carnes e bebidas.

Dia da semana

Nas duas unidades do Paulistão, as promoções também variam conforme o dia da semana. De acordo com o Departamento de Marketing do supermercado, às segundas e terças-feiras ocorrem as “ofertas regionais”, quando os preços são estabelecidos após terem sido realizadas as pesquisas junto aos concorrentes, com o objetivo de trabalhar com valores inferiores às ofertas anunciadas por outros estabelecimentos. “Não cobrimos ofertas no caixa porque já colocamos os menores preços nas gôndolas”, afirma a assessoria de marketing.

As quartas-feiras e os sábados são reservados para o sacolão, quando os produtos de hortifrúti entram em promoção. A queda de preços varia entre 15% e 20%, na comparação com os demais dias da semana. Às quintas-feiras, mais de 120 produtos são colocados em oferta e permanecem nesses valores até a semana seguinte. Às sextas-feiras é realizado o festival de carnes. Aos sábados e domingos as promoções são de itens variados.

Na rede Sé, Paulo Fontanezzi, do Departamento de Marketing da empresa, diz que todas as segundas-feiras são dedicadas a promoções de produtos dos mais diversos segmentos. Às terças e quartas-feiras os preços promocionais são, mais destacadamente, para frutas, legumes e verduras.

Às quintas-feiras as promoções também são variadas, já visando a chegada do final de semana. Geralmente, carnes e bebidas sofrem queda de preços. Na semana passada, o quilo da fraudinha foi comercializado a R$ 2,99, segundo Fontanezzi. Às sextas-feiras, as promoções são para itens de churrasco, desde produtos utilizados para fazer um molho vinagrete até o carvão, passando pelas carnes. Aos sábados e domingos é possível encontrar pizzas prontas e bebidas em promoção. Na medida do possível, o supermercado cobre ofertas aunciadas por concorrentes.

No Panelão, o comprador Marcos Renato Lourenção diz que às segundas e terças-feiras são realizadas promoções de produtos de diversos setores. Também nesses dias, o supermercado aceita cheque pré-datado para 50 dias nas compras. Às quartas-feiras ocorre o sacolão, com preços especiais para produtos de hortifrúti.

Todas as quintas-feiras é realizado o “Feirão de carnes”. Às sextas-feiras, sábados e domingos, as promoções são diversificadas, entre frios, congelados, bebidas etc.

No Barracão, o comprador Gerson Firmino diz que as promoções fixas ocorrem às quartas-feiras, com o sacolão, e às quintas-feiras, com as ofertas de carnes de todos os tipos. Nos demais dias da semana, entram em oferta produtos de todos os setores do supermercado, sem uma seqüência específica.

“Nós negociamos com os fornecedores, anteriormente, e pesquisamos os preços da concorrência, semanalmente, para oferecer preços mais baixos aos consumidores”, diz o comprador. Cobrir ofertas também faz parte da sistemática do Barracão, dentro do possível em relação ao preço de compra do produto para o supermercado.

No Wal-Mart, a assessoria de imprensa do supercenter não encontrou nenhum diretor que pudesse autorizar a entrevista, ontem.

“Tendência é de queda”

De acordo com o presidente da rede Confiança e diretor regional da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Jad Zogheib, a lucratividade das empresas do setor vem se achatando ao longo dos anos. “Em função do achatamento da lucratividade, a tendência é de que as atuais grandes diferenças observadas no valor das promoções entre os supermercados diminuam e que os descontos girem em torno de 10% a 20%, no máximo. No momento, as diferenças entre as ofertas estão acima desse patamar, em torno de 30%. Com o tempo, isso vai diminuir”, analisa.

As ofertas sempre permanecerão, pois são instrumentos de suma importância dentro da estratégia de mercado desse setor. Porém, segundo Zogheib, o momento atual é diferente, principalmente, devido à abertura de um novo supermercado na cidade. Em breve, o mercado se acomodará novamente.

Pesquisa promove economia

A atividade de fazer pesquisas constantes de preços é possível chegar a uma economia significativa dos gastos com compras de supermercado. Márcia (nome fictício, a pedido da entrevistada) diz que, em lugar de comprar sempre no mesmo lugar, sem dar muita importância às promoções realizadas por outros estabelecimentos - como é o hábito de algumas pessoas -, ela sempre pesquisa preços em diversos supermercados e está sempre atentaàs promoções anunciadas no jornal para comprar os produtos mais baratos.

“Pesquisando em diversos lugares, eu sempre encontro preços bons e vou atrás deles, independentemente do lugar. Na semana passada, por exemplo, depois de ter pesquisado em diversos supermercados acabei encontrando um frango congelado, inteiro, por R$ 0,97”, dá a dica a atenta consumidora.

Quando encontra um determinado produto com preço muito especial, Márcia aproveita para comprar várias unidades e estoca. “Às vezes, não dá para perceber a diferença em uma única compra. Mas, depois de um tempo, você percebe que a pesquisa de preços é a melhor forma de economizar, mesmo que seja preciso passar por dois ou três supermercados no mesmo dia”, aponta.

Valéria Húngaro Costa diz que está sempre trocando informações sobre preços e promoções com suas colegas de trabalho para saber onde os produtos que ela precisa estão mais baratos. “Converso muito sobre isso com as minhas amigas e acompanho as promoções aunciadas em jornal. Com essa pesquisa eu consigo economizar bastante. A concorrência entre os supermercados é ótima para os consumidores”, diz.

Valéria conta que, em duas ocasiões recentes, ela estava em um supermercado com o anúncio de promoções de outro estabelecimento. Quando viu o produto que queria mais barato no material do concorrente, não teve dúvidas: procurou o setor de atendimento, comprovou a diferença de valores e conseguiu fazer com que cobrissem a oferta anunciada.




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