Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
03/05/01 00:00 -

Do palco para a tela

Do palco para a tela

Redação
Sesc lança neste final de semana o projeto TVDança, que vai mostrar grandes companhias em ação

A dificuldade enfrentada pelo público de cidades do Interior do Estado, que para assistir a grandes espetáculos tem que se deslocar vários quilômetros, motivou a criação, pelo Sesc Bauru, de um projeto que visa democratizar informações sobre a história da dança profissional.

Neste sábado, às 16 horas, e domingo, às 11 horas, com entrada grátis, estréia o projeto TVDança, que terá a exibição de vídeos de balés interpretados por grandes companhias. As exibições ocorrerão na área de convivência e o público receberá uma ficha com todas as informações sobre a história do balé, coreógrafo, autor da música, data da montagem, entre outros dados que permitem compreender a produção.

“Ao final do projeto, tendo assistido a mais de uma dezena de balés, o público terá uma coleção de fichas que compõem um guia de história da dança”, explica Patrícia Piquera, coordenadora do projeto. “O objetivo é oferecer à clientela e comunidade em geral uma oportunidade de conhecer os grandes balés de repertório através do vídeo”, completa.

As exibições devem ocorrer a cada 15 dias, com o mesmo espetáculo mostrado em cada final de semana. Nos dias 5 e 6 será mostrado o balé “La Fille Mal Gardèe” (A Filha Mal Guardada), criação de Jean Dauverbal que estreou em 1 de julho de 1789, sendo considerado o primeiro grande balé de repertório.

O vídeo que será exibido pelo Sesc neste final de semana traz uma versão interpretada pelo elenco do Royal Ballet de Londres, uma das companhias de dança mais tradicionais da Inglaterra e com destaque mundial por sua famosa escola de técnica clássica.

A próxima exibição está marcada para os dias 19 e 20 de maio e terá o elenco do Kirov Ballet, companhia da Rússia que é reconhecida por ter produzido os maiores astros da dança, interpretando “O Corsário”.

Temática atual

Apesar de ter sido criado no final do século XVIII, La Fille Mal Gardèe trata de um tema pertinente ainda nos dias de hoje. “A Filha Mal Guardada” da história refere-se à jovem Lise, filha da fazendeira Simone, que é prometida em casamento a um rapaz abobalhado, Alain, filho de outro grande proprietário de terras.

Lise, no entanto, é apaixonada por um camponês pobre, Colin, e resiste ao casamento com seu prometido. A partir de uma série de acontecimentos cômicos, já que a produção tem vários elementos da Ópera Bufa, o casal apaixonado acaba se unindo.

A história de dois jovens separados pelas diferenças sociais mas unidos pelo amor estava em destaque no ano de criação do balé, 1789, com os novos tempos anunciados pela Revolução Francesa.

Serviço

TVDança, no Sesc Bauru. Estréia neste sábado, 16 horas, e domingo, 11 horas. Grátis. O Sesc fica na av. Aureliano Cardia, 6-71. Informações: 235- 1750.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP