Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
30/04/01 00:00 -

O mês de maio na história de Bauru

O mês de maio na história de Bauru

(*) Luciano Dias Pires
Procurando divulgar cada vez mais os fatos históricos de nossa cidade, Bauru, o Instituto Histórico “Antônio Eufrásio de Toledo” mensalmente informa os acontecimentos de maior importância do mês, através de subsídios extraídos das reportagens publicadas nos 27 anos do Bauru Ilustrado.

* 1.º de maio de 1895 - Há 106 anos a cidade já clamava por um jornal e foi assim que nasceu O Progresso de Bauru, cuja duração foi efêmera. Mas, aquele veículo de divulgação abriu o caminho para o surgimento, posteriormente, de outras publicações e essa data hoje é o Dia da Imprensa Bauruense.

* 1.º de maio de 1919 - Depois de uma viagem a Pederneiras, quando um grupo de esportistas realizou um jogo de futebol e venceu, no retorno a Bauru foi decidida a fundação de um clube. Nascia então, o Lusitana F.C. (hoje Bauru Atlético Clube), cujo primeiro presidente foi Antônio Garcia.

* 9 de maio de 1901 - Quando novamente iria tentar um encontro com os coroados, monsenhor Claro e sua comitiva foram atacados e mortos por mais de cem índios. Poucos participantes da expedição conseguiram escapar.

* 11 de maio de 1953 - Foi exatamente há 48 anos que um grupo de sócios do Automóvel Club decidiu criar o Departamento de Hipismo daquela entidade, cujo presidente era o médico Arnaldo Prado Curvello. Posteriormente, aquela iniciativa concretizou a fundação da Sociedade Hípica de Bauru.

* 14 de maio de 1914 - No começo do século XX, portugueses aqui residentes costumavam realizar reuniões na casa comercial de Francisco Soares. Foi em um desses encontros que surgiu a idéia para a fundação da Beneficência Portuguesa.

* 15 de maio de 1898 - Nesta data aconteceu a solenidade de inauguração da Capela de Nossa Senhora Aparecida, construída em terreno de propriedade de José Lopes de Souza, na rua Araújo Leite.

* 15 de maio de 1942 - Quando aqui chegou, em 1942, o juiz de direito Ulysses Dória - ao observar que Bauru não possuía um centro cultural reuniu, no Fórum, elementos de maior destaque da sociedade e desse encontro nasceu o Centro Cultural de Bauru, cujo primeiro presidente foi o próprio magistrado.

* 17 de maio de 1962 - Neste mês de maio completa 39 anos de funcionamento a Faculdade de Odontologia. Inicialmente contou em sua direção com a presença de Paulo Toledo Artigas.

* 17 de maio de 1964 - Há 37 anos foi criada a Diocese de Bauru e na Páscoa do mesmo ano foi nomeado o primeiro bispo de Bauru, dom Vicente Marchetti Zione, cuja posse aconteceu na data acima.

* 18 de maio de 1937 - Os moradores de Vila Falcão viram, há 67 anos, um sonho concretizado, ou seja, a inauguração de uma agência postal. Esse benefício só foi possível com a colaboração do empresário Duarte da Silva, o qual cedeu, gratuitamente, um imóvel.

* 23 de maio de 1954 - Foi nessa data, ao vencer o Marília A.C., em Bauru, por 2 a zero (gols de Zeola), que o E.C. Noroeste, pela primeira vez, conquistou o direito de ingressar no futebol maior de São Paulo.

* 28 de maio de 1935 - Nesta data aconteceu a aula inaugural do então Ginásio do Estado, aula essa proferida na sede da Sociedade Espanhola pelo saudoso professor Antônio Xavier de Mendonça.

* 29 de maio de 1935 - Na vida educacional de Bauru, o Liceu Noroeste ocupa um lugar de destaque. A então nova escola foi registrada, no mesmo ano de sua fundação, na Diretoria Geral de Ensino de São Paulo.

* 31 de maio de 1909 - Nascido em Santos nesta data, em meados da segunda década do século XX, chegou a Bauru o maestro Miguel Ruiz, o qual aqui passou a apresentar as suas inesquecíveis interpretações musicais.

Estes são, portanto, mais alguns acontecimentos históricos registrado pelo Bauru Ilustrado, no decorrer de seus 27 anos de atividades. Melhores detalhes sobre esses fatos relativos ao passado poderão ser obtidos no Instituto Histórico “Antônio Eufrásio de Toledo”, localizado na rua Capitão Gomes Duarte, 13-41, atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Aos sábados, das 8h30 às 10h30. Informações poderão ser obtidas pelo telefone 234-2508.

(*)Especial para o JC Cultura




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP