Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
28/04/01 00:00 -

Colônia japonesa faz Undokai amanhã

Colônia japonesa faz Undokai amanhã

Ieda Rodrigues
A festa, uma gincana para todas as faixas etárias, será realizada no Recinto Mello Moraes, a partir das 9 horas

A Associação Cultural Nipo Brasileira de Bauru vai promover, amanhã, no Recinto Mello Moraes, a partir das 9 horas, a já tradicional festa Undokai. Na verdade, trata-se de uma gincana, para todas as faixas etárias, que nasceu no Japão, em comemoração ao aniversário do imperador Hirohito, já falecido, e continuou a ser realizada no Brasil pelas colônias japonesas.

Em Bauru, o Undokai é promovido há muitos anos pela Associação Nipo Brasileira e conta com a participação de brasileiros, além dos membros de colônias japonesas da cidade e da região. Para a festa deste ano estão sendo esperadas cerca de quatro mil pessoas de Bauru, cuja colônia japonesa conta com cerca de 1.600 integrantes, e de colônias de Lins, Botucatu, Marília, Araçatuba e Garça, de acordo com Tetuo Itikawa, presidente do Nipo.

O Undokai também é uma forma de integração entre os integrantes das colônias japonesas. Neste ano, serão disputadas cerca de 30 modalidades de provas, entre elas cabo de guerra, centopéia, revezamento, bola ao cesto, entre outras. Itikawa ressaltou que existem atividades para as diversas faixas etárias, para que desde crianças até os idosos participem.

Os participantes, independente da classificação, ganham brindes. É que nesta gincana o mais importante é a participação. A festa é aberta a todos os interessados, não sendo preciso fazer inscrição nem pagar nenhuma taxa. Já para participar das gincanas é cobrada uma taxa mínina de R$ 10,00.

A festa começa às 9 horas e segue até a tarde. Quem quiser pode levar o lanche de casa, mas no Recinto Mello Moraes haverá barracas comerciali-zando lanches e bebidas, inclusive comidas típicas. O Undokai deste ano também comemora os 65 anos de fundação do Nipo de Bauru.

Apesar de já passados 65 anos da fundação da Associação Nipo na cidade, Itikawa disse que a colônia está até maior que há alguns anos atrás. Ele contou que tem sido freqüente, nos últimos tempos, a transferência para Bauru de japoneses e seus descendentes que moravam em grandes centros, como São Paulo, em busca de qualidade de vida.

Neste ano, a Associação Nipo está oferecendo um curso de japonês ministrado por uma professora voluntária do Japão. Ela está dando aula para cerca de 80 alunos, sendo vários brasileiros, e deverá ficar em Bauru por dois anos.

Serviço

O Undokai será realizado amanhã no Recinto Mello Moraes, a partir das 9 horas, com entrada franca.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP