Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
27/04/01 00:00 -

Darci Gasparini apóia Orestes Quércia

Darci Gasparini apóia Orestes Quércia

Gilmar Dias
Segundo a presidente de honra do PMDB, Quércia é a melhor opção do partido para disputar o Governo do Estado

A presidente de honra da executiva municipal do PMDB, Darci Gasparini, anunciou ontem que vai se manter fiel ao ex-governador do Estado Orestes Quércia. Acompanhada do filho, Alex Gasparini, que preside a Juventude do PMDB (JPMDB) de Bauru, e do presidente estadual da JPMDB, Leandro Severo, ela afirmou que Quércia é a melhor opção do partido para disputar o governo do Estado.

A peemedebista lembrou que esta é primeira vez que o PMDB paulista terá disputa para a indicação do candidato ao Governo do Estado. A mesma situação vale para a eleição do diretório estadual, marcada para o próximo dia 20. “Democraticamente, acho isso ótimo. É sinal que o partido está evoluindo, crescendo. A partir do momento que existem os conflitos internos, a gente percebe que a coisa está avançando.”

Segundo Darci, seu apoio ao ex-governador está embasado “na luta, no trabalho e na história” construídos pelo peemedebista. “O Quércia é uma liderança nata, é um idealista. Infelizmente, o outro grupo (do deputado federal Michel Temer) está na ala governista comandada por FHC. E eu sou oposição ao governo.” A presidente de honra do PMDB afirma que esse posicionamento se ratifica em outras regiões do Estado.

Consciente de que Tidei de Lima (PMDB) vai apoiar a candidatura de Michel Temer, ela diz que respeita a decisão do ex-prefeito e assume que há divergências entre os dois nesse assunto. “O Tidei é uma liderança, é um grande companheiro. Mas cada momento é um momento. Não estamos rachados e essa divergência poderá nos fortalecer lá na frente. Como peemedebista, aquele que o partido escolher, irei acompanhar”, garante.

Preliminar

Na avaliação do presidente da JPMDB de Bauru, Alex Gasparini, a disputa pelo controle do diretório estadual do PMDB já é uma preliminar da disputa da indicação do candidato ao Governo do Estado. “O grupo encabeçado pelo Michel Temer pretende fazer aliança com o Governo Federal. E essa aliança, notadamente pela base partidária, é avessa a isso. Nós queremos ser oposição. Não podemos mais ficar no vácuo de que a cúpula peemedebista nacional decida quais os rumos que o partido deve tomar.”

Gasparini destaca que os escândalos na área do Governo Federal são estarrecedores, fato que fortalece a ala do partido que não quer se integrar aos tucanos. “O apoio ao Quércia é importantíssimo para que a gente determine os rumos do partido em nível nacional. Uma derrota do Quércia será a derrota do PMDB histórico, do PMDB compromissado com os ideais de justiça social.”

Na opinião do presidente da JPMDB estadual, Leandro Severo, a performance eleitoral de Quércia na eleição passada para governador do Estado não expressou a força e o peso do PMDB. “Durante vários meses o Quércia ficou empatado com a Marta Suplicy e com o Mário Covas. O que guindou o Covas a passar para o segundo turno, o que também quase ocorreu com a Marta, foram as candidaturas presidenciais dos partidos. Esse foi um prejuízo do PMDB, que não teve candidatura própria à Presidência da República.”

Severo entende que todos os peemedebistas do Brasil estão de olho no resultado da convenção do PMDB do Estado de São Paulo.

“Se for confirmado que o PMDB de São Paulo manterá sua tradição de oposição, o governador Itamar Franco será nosso candidato à Presidência da República. Se o grupo governista ganhar a eleição, vai dificultar a candidatura Itamar.”




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP