Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
17/04/01 00:00 -

Campanha vai fazer exame gratuito que detecta doenças nas cordas vocais

Campanha vai fazer exame gratuito que detecta doenças nas cordas vocais

Ieda Rodrigues
De amanhã até sexta-feira, mediante agendamento prévio, um médico otorrinorologista e um fonoaudiólogo estarão atendendo as pessoas interessadas, gratuitamente, na Universidade do Sagrado Coração (USC) para avaliação que visa detectar possíveis doenças nas cordas vocais. A iniciativa faz parte das atividades da Semana Nacional da Voz, que começou ontem e vai até sábado, feita pela Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz, com apoio do Ministério da Saúde.

A médica Sílvia Regina Megale, coordenadora da campanha em Bauru e região, disse que as pessoas que apresentarem doença nas cordas vocais serão encaminhadas para tratamento. O principal objetivo da campanha, conforme explicou, é detectar o câncer de laringe, doença grave que tem cura fácil quando o diagnóstico é precoce.

Ela explicou que a partir de três semanas de rouquidão a pessoa deve procurar um profissional de saúde - otorrinorologista ou fonoaudiólogo. A persistência da rouquidão por mais de três semanas não é normal e, geralmente, indica uma doença mais grave. Nas campanhas anteriores realizadas em Bauru - em 2000 e 1999 - foram detectados, de acordo com a médica, alguns casos de câncer de laringe.

Sílvia ressaltou que o fator que dificulta o diagnóstico precoce do câncer de laringe é o medo por parte dos pacientes em descobrir que têm a doença. O Brasil é um dos países de maior incidência do câncer de laringe, segundo os professores Regina Helena Garcia Martins e Jair Cortez Montovani, do Departamento de Otorrinolaringologia da Unesp de Botucatu. A cada ano, de acordo com eles, aproximadamente 15 mil brasileiros contraem a doença, sendo que o número de mortes chega a oito mil.

Outro grupo que a Sociedade de Laringologia e Voz quer atingir com a campanha é o formado por profissionais que usam a voz para trabalhar - cantores, professores, jornalistas, etc. A essas pessoas os profissionais da voz indicam como se cuidar para que não venha a ter nenhum problema nas cordas vocais e até indica fonoterapias, conforme o caso.

Conforme a médica, as campanhas realizadas em Bauru trouxeram resultados positivos, pois aumentou bastante, durante o ano todo, o número de pessoas que procurou profissionais da área da voz para consultas, o que leva ao diagnóstico precoce. O tratamento, para os pacientes que não têm convênio médico, poderá ser feito na própria USC, de acordo com Sílvia.

Serviço

O agendamento para avaliação de doenças nas cordas vocais deve ser feito pelo telefone 235-7062. Na quinta-feira, às 18 horas, haverá palestra aberta aos interessados, na USC, sobre voz. Na sexta-feira, a palestra será na USP, às 20 horas, também aberta à comunidade.

Saiba sobre a voz

* Rouquidão persistente, pigarro, dor ou ardência na garganta ao engolir podem ser sintomas de doenças nas cordas vocais
* Cerca de 15 mil brasileiros são vítimas de câncer de laringe por ano, mas a doença é tratável se descoberta na fase inicial
* Beber mais de oito copos de água por dia contribui para a saúde vocal
* Fumo; álcool; drogas e poluição prejudicam a saúde vocal

Fonte: Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP