Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
17/04/01 00:00 -

Obra da creche do Parque Sta. Edwirges pára de novo

Obra da creche do Parque Sta. Edwirges pára de novo

Redação
As obras da creche-berçário do Parque Santa Edwirges estão paradas há cerca de um mês, de acordo com moradores do bairro, por falta de pagamento de funcionários. A população local, juntamente com funcionários contratados pela Construtora JJ, da cidade de Jaú, responsável pela construção da creche, pediram, na tarde de ontem, a continuidade das obras. A empreiteira, contratada pela Prefeitura, está sendo acusada de abandono das obras e deve receber notificação por parte da Secretaria Municipal de Obras.

As obras para a construção da creche-berçário do Parque Santa Edwirges, que deve atender 135 crianças, de zero a sete anos de idade, tiveram início em setembro de 2000. A partir de então, a Construtora JJ, da cidade de Jaú, teria um prazo de 120 dias para a conclusão. A obra foi licitada em R$ 187.363,63.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Parque Santa Edwirges, Vivaldo Pereira Martins, cerca de 100 mulheres do bairro estão precisando do serviço da creche, já que trabalham durante o dia. “A Associação está solidária com essas mães, que não têm onde deixar as crianças”, disse.

Os funcionários contratados pela empreiteira para trabalhar na obra estariam com pagamento atrasado e, muitos deles, passando por dificuldades. É o caso de Dilson da Silva, que afirma estar com os salários de dois meses atrasados. “A minha esposa está grávida, a prestação da casa está atrasada, assim como a conta de água e de luz. Eu, que trabalho como vigia, ainda não abandonei o serviço para não perder meus direitos. Muitos colegas estão passando fome”, expõe.

Os responsáveis pela Construtora JJ não atendem aos telefonemas e não comparecem à obra há cerca de dois meses, de acordo com o presidente da Associação de Moradores. “Eles não aparecem aqui e não dão justificativas. Quando telefonamos, eles não nos atendem”, desabafa.

Na Secretaria Municipal de Economia e Finanças, a informação é de que os pagamentos estão sendo efetuados sem atrasos à construtora. Segundo Raul Gomes Duarte, secretário municipal de Economia e Finanças, a Secretaria Municipal de Obras liberou um processo, no último dia 28 de março, para pagamento da construtora pela execução parcial dos serviços. O valor, que deve ser liberado amanhã, é de R$ 5.320,14. Ele acrescentou que a responsabilidade sobre o pagamento dos funcionários é da construtora.

De acordo com Edmilson Queiroz Dias, secretário municipal de Obras, foi constatado que, em março, o andamento das obras da creche foi aquém do mínimo obrigatório e, em abril, não houve progresso. Portanto, a Construtora JJ deve ser notificada quanto ao atraso e deve ser chamada a prestar esclarecimentos.

Repetição

Em novembro do ano passado, conforme matéria publicada pelo Jornal da Cidade, os funcionários da Construtora JJ, pararam e protestaram contra a falta de pagamento. Os funcionários e fornecedores estavam há 70 dias sem receber, na época.

Na ocasião, outras quatro obras de responsabilidade da empreiteira - obras do Programa de Encontro da Turma, no Parque Jaraguá; ampliação do Núcleo de Saúde Beija-Flor; Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) da Vila Tecnológica (Núcleo José Regino) e construção de cobertura da quadra de esportes da Casa do Garoto - também pararam pelo mesmo motivo.

Em janeiro deste ano, novamente o JC publicou matéria sobre paralisação de obras da creche-berçário do Parque Santa Edwirges. Na ocasião, na Secretaria de Economia e Finanças, a informação era de que o repasse de verbas também estava em dia e de que a responsabilidade quanto ao pagamento dos funcionários era da construtora.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP