Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
17/04/01 00:00 -

Feira do Livro aborda ecologia

Feira do Livro aborda ecologia

Redação
Integrando a programação da Feira do Livro Infanto-Juvenil, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, os escritores Joaquim Mattar, João Vaz e o ilustrador Milton Nakata lançam hoje, às 9 horas, “O Dia em que a Natureza Protestou”. O evento vai até domingo, no Centro Cultural.

O livro conta a história de Daniel, um menino que luta para defender a natureza. Por meio de um texto simples e didático, a obra busca instigar os pequenos leitores para a necessidade de se preservar o meio ambiente.

Para o escritor, advogado e jornalista Joaquim Mattar, este livro nasceu de uma necessidade de conscientizar a criança para a questão ambiental. “Esta é uma preocupação que vem atingindo as gerações como um todo. O desenvolvimento auto-sustentável é um novo desafio. Nós temos uma responsabilidade social com o meio ambiente”, afirma.

Há 22 anos Mattar se dedica à literatura, escrevendo poesia, prosa, contos e, atualmente, roteiro para televisão. Em 1987, publicou seu primeiro livro para crianças, intitulado “Vaquinha Falante”, despertando, desde então,seu interesse pela literatura infantil.

João Vaz, co-autor ao lado de Mattar, também defende a importância da conscientização ambiental. “É preciso trabalhar a criança para mudar sua atitude diante do meio ambiente. Em vez de retratar o realismo de forma trágica, optamos, através do livro, por falar com as crianças de forma mágica, lúdica”, afirma.

O escritor, que está no ramo editorial há 15 anos, já lançou duas obras literárias. “O Dia em que a Natureza Protestou” é sua primeria publicação direcionada ao público infantil.

Milton Nakata, designer, ilustrador e professor de desenho industrial pela Unesp-Bauru, foi responsável pelas ilustrações do livro, concebidas digitalmente, em seu primeiro trabalho direcionado ao público infantil. O resultado é um trabalho de alta qualidade gráfica. Durante o lançamento, os autores vão bater um papo com o público. Nakata fala sobre o processo de ilustração; João Vaz, sobre o livro e ecologia e Joaquim Mattar, da educação ambiental.

“O Dia em que a Natureza Protestou” é o primeiro livro da coleção “Natureza Construindo Natureza”, da Idea Editora. Essa coleção tem o objetivo de despertar as crianças para a importância da conscientização ecológica, através da abordagem de problemas ambientais, de forma lúdica e criativa.

Serviço

Lançamento de livro, hoje, 9h, no Centro Cultural. Grátis. Av. Nações Unidas, 8-9. Informações: 235-1072.

Programação

* Hoje - Lançamento ‘O Dia em que a Natureza Protestou’, 9h; palestra ‘Pensando a Educação de Hoje e a Formação de Professores’, 20h;
* Amanhã - ‘Gente que Vira Palhaço’, 14h e 16h; lançamento ‘A Superação do Amor’, ‘Farrambamba’ e ‘Re-tratos Poéticos’;
* Quinta - Espetáculo ‘Contos de um Capiá’, 9h30 e 15h; curso Como Ser um Contador de Histórias, 19h;
* Sexta - Espetáculo ‘A Roupa Nova do Imperador’, 9h e 14h; palestra com Liliana e Michele Iacocca; curso Como Ser um Contador de Histórias, 19h;
* Sábado - Curso Como Ser um Contador de Histórias, 8h30 e 14h; espetáculo ‘Quixote’, com Carlos Moreno, 21h;
* Domingo - Espetáculo ‘Quixote’, 19h;




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP