Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
14/04/01 00:00 -

Editorial

Editorial

André Tomazela
As pequenas montadoras agora têm uma concorrente de peso no segmento de monovolumes, que está em franca expansão, atualmente, correspondendo 2,9% do mercado do total de veículos de passageiros. Refletindo o que ocorre na Europa, onde as Citröen Picasso, Renault Scénic e GM Zafira são sucesso de vendas, a GM resolveu abocanhar parte dos consumidores da pequenas e fazer crescer sua participação no mercado das vans, no Brasil, com a produção brasileira da Crevrolet Zafira. Na Europa a marca se chama Opel Zafira.

Se a tradição brasileira de domínio das marcas de grandes montadoras sobre as pequenas continuar se confirmando, é bem provável que a GM do Brasil alcance os seus objetivos no País.

Na Europa, o mercado funciona de forma diferente. Vê-se nas ruas que não há um domínio das marcas das grandes montadoras sobre as pequenas. E nesse segmento de monovolumes, a concorrência tende a ficar ainda mais acirrada. Isso porque a Mercedes-Benz vai contra-atacar lançando a minivan Vaneo, uma espécie de Classe A alongado, com espaço para cinco adultos e mais duas crianças. E olha que a Mercedes-Benz é uma marca muito tradicional, principalmente no continente europeu. A Vaneo, no entanto, só chega ao mercado europeu em 2002.

Enquanto isso, aqui no Brasil teremos tempo para conferir se a GM conseguirá desbancar a Renault Scénic, referência no mercado e, agora, reestilizada e com nova motorização. A Renault acredita que não cairá a participação da Scénic no mercado. O jeito é esperar para ver!




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP