Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
11/04/01 00:00 -

Ibitinga encena Via-Sacra pela 20ª vez

Ibitinga encena Via-Sacra pela 20ª vez

Redação
Ibitinga - Há 20 anos, a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo tem atraído milhares de visitantes a Ibitinga. E não é por acaso: o espetáculo que é apresentado no estádio municipal é aperfeiçoado constantemente e acaba sendo exibido inclusive em outras cidades.

Além do espetáculo em si e do congraçamento entre os moradores que a apresentação da peça proporciona, há que se destacar também a atração turística em que o evento se transforma, uma vez que milhares de pessoas se dirigem todo ano até a cidade para assistir às cenas do martírio de Cristo.

Pela vigésima vez, o ator que deverá representar Cristo na peça será o advogado e bancário e vereador Robinson Pinheiro, que é também um dos coordenadores do Grupo Teatral Bom Jesus, responsável pela peça.

As apresentações, que devem acontecer no Estádio Municipal de Ibitinga a partir das 20h30 estão agendadas para hoje e sexta-feira.

A expectativa para este ano é que mais de 30 mil pessoas assistam às apresentações. Segundo os organizadores, serão representadas as 15 estações da Via-Sacra, com coreografia e cenários próprios da época, seguindo fielmente a liturgia da Igreja Católica. O espetáculo tem início com a prisão e o julgamento de Jesus Cristo por Pôncio Pilatos, seguido da trajetória até o calvário, onde ocorrem as cenas de crucificação, morte e sepultamento, culminando com a ressurreição.

O Grupo de Teatro Bom Jesus, vinculado à Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Ibitinga, encena a “Via-Sacra” desde 1982, sendo que o espetáculo tornou-se um importante motivador do turismo naquela cidade. O evento já consta, inclusive, do calendário de eventos turísticos da Secretaria de Negócios, Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.

Cerca de 500 pessoas entre atores, figurantes, organizadores, costureiras, bordadeiras, entre outros, estão envolvidos na realização do evento. 210, diretamente, como atores e figurantes que inclui desde crianças aos mais velhos, já na faixa dos 80 anos.

A “Via-Sacra”, que antes de 1998 se utilizava de reprodução fonográfica, agora conta com o repertório musical executado ao vivo. Para este ano, a comissão organizadora busca uma parceria com a Banda Assédio.

Assim como vem ocorrendo ao longo dos anos, os organizadores avisam que, em relação a outras edições, haverá um aperfeiçoamento dos recursos de som e de iluminação. A queima de fogos, utilizada na cena da ressurreição, também será intensificada.

Serviço

A “Via-Sacra” será apresentada nos dias 11 e 13 de abril, no Estádio Municipal, em Ibitinga. Os espetáculos acontecem sempre a partir das 20h30. A entrada é franca.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP