Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
07/04/01 00:00 -

Seplan iniciará projeto para revitalização da área central

Seplan iniciará projeto para revitalização da área central

Redação
Após a Páscoa, mas ainda sem data definida, a Secretaria de Planejamento (Seplan) da Prefeitura Municipal de Bauru iniciará um projeto de revitalização da área central da cidade. A iniciativa está sendo apoiada pelo Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) e pela Associação das Empresas do Calçadão (AEC). O objetivo é conseguir a adesão de todos os comerciantes do centro.

Para alcançar essa meta, a Seplan escolheu um prédio, localizado na esquina da avenida Rodrigues Alves com a rua Rio Branco, que terá a sua fachada totalmente modificada. O proprietário do imóvel e os lojistas instalados no local concordaram com a idéia e o prédio servirá de modelo para divulgar o projeto e para mostrar qual o padrão de fachada que a secretaria pretende adotar para a área central. “Revitalizar não é só pintar uma fachada. Mas, precisamos começar a colocar essa idéia em prática de alguma forma. Então, decidimos procurar o dono desse imóvel e os lojistas instalados no local para explicar o projeto. A receptividade foi total e todos aceitaram a proposta de imediato”, conta a titular da Seplan, Maria Helena Rigitano.

De acordo com ela, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) também está elaborando algumas ações para participar do projeto. A Lei de Zoneamento será revista. A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) está analisando as atuais condições dos abrigos de ônibus e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) também já estaria se movimentando para colaborar com a revitalização. “Temos várias ações previstas, mas, por enquanto, vamos modificar esse prédio para servir como modelo do padrão que nós queremos estabelecer na área central em termos de tratamento de fachada”, diz Maria Helena.

Para a revitalização externa do “prédio modelo”, a titular da Seplan conseguiu diversos parceiros e apoiadores do projeto que estão doando os materiais necessários para fazer a reforma. Segundo Maria Helena, a Prefeitura não terá gasto nenhum com as obras. “Quando eu comecei a entrar em contato com algumas pessoas, até me surpreendi com a receptividade. Depois dos primeiros contatos, outros parceiros foram surgindo e, agora, já está tudo acertado para começarmos a reforma da fachada do prédio após a Páscoa. A Copical vai doar as tintas, a Pinturas Silva vai arcar com a mão-de-obra da pintura, a Serrano Iluminação vai fazer um projeto e fornecer as luminárias e a Lume Light vai ceder os toldos para a proteção das vitrines. Tudo será sem custo para a Prefeitura”, afirma.

Para Maria Helena, o centro da cidade precisa de um visual menos poluído, o que também irá valorizar a arquitetura dos imóveis. “Essas fachadas plásticas e metálicas que existem atualmente escondem a beleza da arquitetura dos prédios e poluem o visual. Isso não é agradável aos olhos da população. A revitalização vai valorizar as fachadas”, observa.

Para alcançar o objetivo de mudar todas as fachadas da área comercial central de Bauru, a Seplan dependerá da adesão dos proprietários dos imóveis e dos lojistas instalados nesses locais. Se o projeto for aceito, Maria Helena diz que a secretaria intermediará as negociações com empresas, como as de venda de tintas, iluminação etc, para conseguir preços abaixo de mercado e condições de pagamento especiais para beneficiar os comerciantes. A titular da Seplan está confiante com a receptividade ao projeto e diz que a secretaria está aberta a outras parcerias com empresas fornecedoras de produtos e serviços para as obras de revitalização.

O presidente da AEC, Francisco De Bernardis, o Kiko, diz que esse projeto é essencial para a área central da cidade. “O projeto vai de encontro a um anseio dos comerciantes para deixar essa área mais bonita. Acredito que esse também seja o anseio da população em geral, pois é muito importante para a cidade. Nós, da Associação, poderemos até oferecer subsídios aos comerciantes que aderirem à revitalização”, diz Kiko.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP