Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
05/04/01 00:00 -

Vitória

Vitória

Eliane Barbosa
A Capital capixaba vem investindo na divulgação de suas belezas naturais para atrair mais turistas

Até pouco tempo era difícil para nós bauruenses visitar Vitória. As mais de 12 horas de estrada chegava a desanimar. Somente os que lá tinham família ou os excursionistas do Sesc que se hospedavam no charmoso hotel da Ilha do Boi partiam felizes, mesmo sabendo que teriam que atravessar São Paulo e Rio de Janeiro.

Hoje, com as companhias aéreas concedendo descontos nas passagens compradas com antecedência média de 14 dias, tudo está mais fácil para as merecidas férias.

Vitória é uma metrópole. Tem mais de um milhão de habitantes, avenidas largas e belezas naturais que lembram a cidade maravilhosa. Dizem que é uma miniatura do Rio, por ser cercada de morros e ligada por várias pontes ao continente e a outras duas ilhas: do Boi e do Frade. Ilha do Mel, Ilha de Santo Antônio, Ilha de Nossa Senhora da Vitória, Cidade Presépio e Delícia da Ilha são as denominações que recebeu ao longo dos tempos. Fundada oficialmente em 8 de setembro de 1551, Vitória é uma das cidades mais antigas do Brasil. Seu nome deriva-se de uma batalha entre portugueses e indígenas, que foi vencida pelos primeiros.

São 500 anos de história contados em suas construções coloniais, nos antigos fortes e igrejas e nas várias tradições seculares que ainda são cultuadas pelos capixabas. A Catedral Metropolitana - uma construção gótica com belos vitrais trazidos da França e o Palácio Anchieta, atualmente sede do governo estadual, são testemunho dessa época.

O prédio do Palácio Anchieta é uma relíquia. Construído no século XVI, abriga o túmulo do padre José de Anchieta, fundador da cidade de São Paulo e que passou seus últimos anos no Espírito Santo, percorrendo a pé as praias de Vitória a Anchieta, cidade litorânea que recebeu seu nome.

Passou por uma restauração no início deste século, e, hoje, ainda destaca-se na parte alta de Vitória por sua arquitetura monumental. Móveis de época e objetos artísticos decoram seus amplos salões que abrigam as repartições públicas.

A Catedral Metropolitana é suntuosa. Demorou 50 anos para ser concluída e é um monumento em estilo neo-gótico inspirado na catedral alemã de Colônia. Suas imponentes torres podem ser vistas por todos os moradores de Vitória que se orgulham de ter uma igreja em estrutura de concreto armado e com vitrais de rara beleza, obra do imigrante italiano Formenti, doados por famílias ricas e tradicionais e por religiosos.

Serviço

TAM, Transbrasil, Varig, Vasp, Nordeste e RioSul têm vôos regulares para Vitória, com as aeronaves descendo no Aeroporto Eurico Salles, também conhecido como Aeroporto Goiabeiras.
É só consultar as empresas ou os agentes de viagens que podem incluir no roteiro outros pontos interessantes do Espírito Santo, caso de Guarapari, Anchieta e a vizinha Vila Velha.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP