Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
26/03/01 00:00 -

Poesia no muro afasta os pichadores

Poesia no muro afasta os pichadores

Fabiano Alcantara
Filho da poetisa Cora Coralina escreve mensagens da mãe no muro de casa. Ele quer lançar a moda em Bauru

Quem passa pelo cruzamento das ruas Xingu com a Aviador Gomes Ribeiro depara-se com mensagens de Cora Coralina. Pouca gente, sabe, no entanto, que o autor da idéia é mais que um fã da famosa escritora goiana. Ele é filho dela e mora em Bauru desde 69.

O bem-humorado Cantídio Bretas Filho, quer lançar moda na cidade. Desde que ele e a mulher pintaram o muro da casa, há três anos, sumiram as pichações que incomodavam o casal. Desde então, eles trocaram a mensagem três vezes. A última delas, na semana passada, quando a casa foi vendida. “Falei das frases para as pessoas que compraram a casa e eles gostaram muito. Vão mantê-las”, diz Nize Garcia Bretas, mulher do filho da poetisa.

Os dois lembram com muito carinho da poetisa. “Ela era o otimismo em pessoa. Era muito humana, muito caridosa”, afirma Nize. “Na casa da minha mãe, em Goiás Velho, a porta ficava aberta o dia todo. Ali entrava desde varredor de rua até ministro de Estado. Ela gostava dos jovens, que formavam rodas em volta dela. Tinha um bom papo, sabia conversar”, lembra Bretas, que é coronel aposentado do Exército.

Ele também se recorda de quando, em umas das três vezes que Cora Coralina passou por Bauru, em 82, sua mãe foi recebida como hóspede oficial do município. “Ela fez um discurso lindo, fez muita gente chorar”, afirma Nize.

Mensagens

As mensagens escolhidas para ilustrar as paredes da casa de esquina foi retirada de uma das dedicatórias da poetisa. Segundo seu filho conta, Cora Coralina gostava de conversar com quem comprava seus livros e escrevia dedicatórias especificamente para as pessoas.

As lições de vida da escritora comovem e inspiram o casal. Ela dizia que a trilha sonora da vida dela era a seguinte: “A vida é boa, e nós podemos fazê-la sempre melhor. E o melhor da vida é o trabalho”. Outra máxima de Cora Coralina, desta vez lembrada pelo filho: “Freqüentei bem e com muita aplicação a escola da vida”.

Nize lamenta que pouca gente conheça a obra e a vida de Cora Coralina, indicada pela revista “Isto É” como uma das cem maiores personalidades do século 20. “Ela não era só uma grande poetisa, mas uma grande mulher e filósofa”.

Nize recomenda a leitura de “Dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, para quem busca conhecer um pouco da obra da escritora. Enquanto isso, se desmancha de elogios para os estudantes da Unesp, moradores de uma república vizinha, que pintaram o muro da casa. “Ponha na reportagem que o nome deles é Rafael e Ezequiel”, pede.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP