Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
23/03/01 00:00 -

Paint Horse marca território em Bauru

Paint Horse marca território em Bauru

Rose Araujo
Bauru deve se consagrar, definitivamente, neste ano, como a terra do cavalo Paint. Além de acolher a sede nacional da raça, a cidade vai abrigar os maiores eventos relativos ao Paint Horse no País. As quatro principais etapas do campeonato serão realizadas no Recinto Mello Moraes, que é o local que possui estrutura e localização adequada para o evento.

Este vai ser o ano do cavalo Paint em Bauru. Isto é o que promete a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Paint (ABC Paint), entidade fundada há seis anos e que está fortalecendo sua atuação para consagrar a cidade como a terra do Paint Horse. Além de sediar o Congresso Brasileiro da raça, Bauru vai abrigar as quatro principais etapas do Campeonato Nacional. “Temos uma série de motivos para fazer de Bauru a terra do Paint Horse no País”, disse o assessor de Imprensa da ABC Paint, Lucas Machado.

O primeiro deles é que a sede nacional da raça está localizada na cidade. Com novas instalações, desde novembro de 2000, a ABC Paint possui uma área de mil metros quadrados para centralizar a organização dos cerca de quatro mil associados, entre criadores e simpatizantes. Outro motivo levado em conta é a localização de Bauru, considerada privilegiada por estar no Centro do Estado de São Paulo, com fácil acesso por rodovias e aeroportos. Também se destaca a estrutura do Recinto Mello Moraes para receber as provas de conformação e trabalho. “O parque de exposições é um dos mais completos do Brasil, com pistas apropriadas e mais de 300 baias para receber os animais”, disse Machado.

O passo inicial para consagrar a raça Paint Horse em Bauru foi dado no ano passado. Em setembro, foi realizado o I Congresso Nacional do Cavalo Paint, evento que reuniu cerca de 30 mil pessoas de várias partes do País. A segunda edição já está marcada. Será entre os dias 12 e 16 de setembro, no Recinto Mello Moraes.

Machado lembra que, além de lançar o nome de Bauru em todo o País - e até no exterior -, os eventos contribuem para movimentar a cidade em diversos segmentos, como hotéis, restaurantes, locação de automóveis, etc., já que atrai pessoas das mais variadas localidades do País.

Competições

As etapas dos Campeonatos Nacionais de Conformação e de Trabalho começam ainda neste mês. Dia 30, os animais estarão dando entrada no Recinto Mello Moraes e, no dia seguinte, começam as provas.

Machado explicou que esta será a primeira edição do Campeonato de Trabalho. “Até então, eram realizadas apenas provas de conformação. Agora, queremos mostrar que, além de muito bonitos, os cavalos Paint são excelentes para competições e lidas no campo”, salientou.

A diferença da conformação e do trabalho é a seguinte: na primeira modalidade, os juízes analisam apenas a morfologia do cavalo , enquanto nas provas de trabalho, o cavalo e o cavaleiro precisam demonstrar suas habilidades.

As competições serão realizadas nos dias 31 de março e 1.º de abril, sempre abertas ao público. “A idéia é também popularizar a raça. Queremos atrair não só criadores e pessoas especializadas na área, como também o público em geral”, disse o assessor da ABC Paint.

Ainda nesse pensamento, a entidade procura organizar rodeios, como o que foi realizado em setembro do ano passado, durante o Congresso Nacional. Machado explicou que, por estar há pouco tempo no Brasil, o Paint Horse ainda é tido como um cavalo exótico. A ABC Paint quer ir além disso, mostrando que o animal tem porte atlético e pode ser utilizado tanto no trabalho no campo, quanto para esportes rurais.

Na etapa do Campeonato de Trabalho, serão realizadas provas de Seis Balizas, Três Tambores, Laço, Apartação, entre outras.

Ao longo do ano, receberão etapas do campeonato as cidades de Maringá e Curitiba, no Paraná, e Jacareí, em São Paulo.

Para divertir os participantes e o público dos eventos que serão realizados na cidade, estão agendados bailes e shows. O tradicional “Depois do Laço um Abraço”, que atraiu no ano passado mais de três mil pessoas, está de volta. No dia 31 de março, a partir das 23 horas, no Recinto Mello Moraes, será realizada a sua 14.ª edição. O Clube da Viola comanda a animação, com a dupla Guilherme e Gustavo e a Prego Firebaal (Banda Country Brasil).

Serviço

A ABC Paint fica na avenida Comendador José da Silva Martha, quadra 36. Telefone para mais informações: (14) 236-3000.

Site: www.abcpaint.com.br.
E-mail:[email protected].


Saiba diferenciar as competições:

Conformação

É uma das provas mais tradicionais do Paint Horse. Nela, é analisada a morfologia física do animal, baseada naquilo que se aproxima do ideal para a raça. O pescoço mais definido, a posição do animal parado, andando, o tamanho de sua cabeça, tudo é observado pelos juízes. Exceto a pelagem do animal que, apesar de ser muito bonita, não é levada em consideração nesse caso.

Apartação

Esta prova simula o trabalho que existe na fazenda de apartar ou separar um boi ou bezerro dos outros. A habilidade do cavalo é que está em jogo nessa competição. Ele deve se mostrar ágil mas, ao mesmo tempo, tranqüilo, concentrando-se no trabalho a ser feito.

Laço de bezerro ou dupla

Tem como objetivo segurar o bezerro pelo laço. No critério técnico, o laçador pode jogar apenas dois laços e isto deve ser feito dentro do tempo limite de dois minutos. Se o bezerro for derrubado pelo cavalo, deverá ser erguido visivelmente do solo pelo laçador até uma altura que corresponda à sua posição de pé. Em seguida, o cavaleiro tem que derrubar o bezerro novamente e amarrá-lo por três pés. Na prova do cronômetro do laço em dupla, o que vale é a velocidade e a habilidade. Uma dupla de cavaleiros deve laçar uma rês: um pela cabeça e outro, pelos pés, num tempo máximo de dois minutos.

Baliza e Tambor

São provas de precisão ao cronômetro. Cavalo e cavaleiro têm que demonstrar habilidade e técnicas para desviarem de balizas postas no percurso ou fazer viradas bruscas em volta dos tambores. Importante: o tempo deve ser o mais rápido possível, sem derrubar nenhum obstáculo.

Rédeas

Controlar um cavalo não é apenas guiá-lo, mas também dominar cada um de seus movimentos. O animal tem que ser voluntariamente guiado ou controlado com pouca ou nenhuma resistência. Basicamente essa é a essência da competição de rédeas. São levadas em conta ainda sutileza, suavidade, atitude, rapidez e autoridade no desempenho das manobras.

Team Penning

É uma das provas que mais agitam o público. Dentro do limite de 90 segundos, uma equipe de três pessoas deve apartar do rebanho e confinar no curral três bois com determinado número de identificação e ou fitas coloridas no pescoço. Vence a equipe que fizer o tempo mais rápido.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP