Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
20/03/01 00:00 -

Pelo décimo ano, os eletricitários não vão pagar imposto sindical

Pelo décimo ano, os eletricitários não vão pagar imposto sindical

Redação
Pelo décimo ano, os eletricitários não irão pagar, este mês, a contribuição sindical. O imposto é sempre pago em março e equivale à remuneração de um dia de trabalho para todos os empregados, independentemente de serem sindicalizados ou não. Em 1992, o Sindicato dos Eletricitários -Sinergia/CUT conseguiu, na Justiça, uma liminar que isentou os trabalhadores da categoria de fazer o pagamento.

Outros sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), como o dos bancários e dos metalúrgicos, também alcançaram a vitória de autonomia sindical na Justiça. O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região também não faz a cobrança desde 1992.

O Sinergia/CUT em Bauru, de acordo com o seu diretor, Jesus Garcia, foi o primeiro sindicato a conseguir liminar isentando os trabalhadores de pagar a contribuição. “Nos dois anos anteriores, a direção do sindicato devolveu aos trabalhadores os 60% da arrecadação que cabe à entidade. Os outros 40% ficaram retidos na confederação da categoria. Depois, em 1992, nós fomos os primeiros a conseguir a liminar isentando do pagamento do imposto. Foi uma grande conquista, um grande ponto na nossa meta rumo à autonomia sindical. Quem define o financiamento da gestão dos sindicatos são os trabalhadores, através das assembléias. Apesar da legislação autoritária persistir desde 1937, nós estamos caminhando rumo à autonomia”, observa Garcia.

De acordo com ele, o objetivo do sindicato é fazer com que os trabalhadores se filiem espontaneamente, na medida em que eles vão percebendo que a entidade está lutando pelos seus direitos. Na visão dele, o sindicato não pode depender desse imposto para gerir seus recursos e para sobreviver. “Queremos que os trabalhadores se filiem e façam a sua contribuição espontaneamente, e não o contrário. Ou seja, usar o imposto para poder gerir os recursos do sindicato. Nós trabalhamos com o objetivo de filiar os trabalhadores à entidade”, diz.

Atualmente, na base territorial do sindicato de Bauru, que abrange diversas cidades da região, existem aproximadamente 1,4 mil trabalhadores filiados ao Sinergia/CUT.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP