Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
07/03/01 00:00 -

Carnaval on line inaugura Tevenet

Carnaval on line inaugura Tevenet

Sabrina Magalhães
Com um histórico de quase 34 anos em comunicação impressa, 18 anos em jornalismo radiofônico e cinco anos de Internet, o Grupo Cidade inaugura um novo projeto: a Tevenet. Um site de apresentações em vídeo, que vai transmitir, em tempo real, os eventos mais importantes realizados na região.

A transmissão ao vivo pela Internet do Carnaval bauruense inaugurou a Tevenet - mais um serviço pioneiro do Grupo Cidade. A proposta é ampliar o serviço de cobertura jornalística de debates, shows e outros eventos importantes, levando imagens e narrações ao vivo pela rede mundial de comunicação para internautas de qualquer parte do mundo.

A primeira experiência transmitiu os quatro dias de desfiles diretamente do Sambódromo de Bauru, com narração em português, inglês e espanhol. Além de mostrar o movimento na avenida, repórteres do Grupo Cidade fizeram várias entrevistas ao vivo com autoridades, especialistas e carnavalescos.

De acordo com o diretor do Grupo, Renato Delicato Zaiden, idealizador do projeto e criador da Tevenet, a iniciativa vem de encontro com a expectativa de expansão da comunicação no processo multimídia. "Tanto os meios de comunicação serão múltiplos, como os profissionais serão polivalentes. A idéia é manter o conteúdo das informações, mudando a forma de passá-lo."

Ele ressalta que, por ser um campo novo, não houve uma preocupação rígida com paradigmas tradicionais, buscando-se uma linguagem mais informal e criativa, bem diferente das linguagens impressa, radiofônica, televisiva ou mesmo virtual.

"Estamos encarando a comunicação digital com a maior naturalidade possível, não como um bicho de sete cabeças. E temos que evoluir na mesma velocidade do internauta, estando em sintonia plena com ele. Se você se adianta muito, na ansiedade de estar na vanguarda, acaba perdendo o internauta. E se não estiver atualizado, se não for suficientemente interessante e cativante, também perde."

Segundo Zaiden, além de fazer a cobertura on line de shows e outros eventos, o próximo passo da Tevenet deverá ser a transmissão de debates temáticos. "Vamos organizar discussões com a participação de pessoas especializadas em determinado assunto, reunindo também pessoas interessadas neste assunto."

A transmissão do Carnaval foi narrada, diretamente do Sambódromo, por João Jabbour (português), Gustavo Cândido (inglês) e Fabiana Teófilo (espanhol), com reportagens de Josefa Cunha e Rose Araújo.

Tecnologia

Para a transmissão ao vivo dos desfiles de Carnaval, foram utilizados tecnologia e servidores de última geração, segundo o diretor industrial e de tecnologia do Jornal da Cidade, Marco Antonio de Campos Oliveira.

"Através do software Real Player, capturamos as imagens digitais geradas pelas câmeras e mesa de edição da produtora SP Centro. A partir daí, transmitimos as imagens para a central de transmissão utilizando um link via rádio de altíssima performance, chegando a 11 mega bits por segundo. Assim, liberamos imagens para o mundo todo, com qualidade digital e ótima velocidade."

Mesmo assim, algumas pessoas tiveram dificuldade de acesso. O diretor da Kaizen Net Provider (afiliada UOL), Maurílio Uemura Shintati, explicou que isso aconteceu porque a maioria dos internautas usa modens de 56K/segundo. "Quem trafega por banda larga teve mais condições de ver a transmissão em tempo real. Embora a compressão de arquivos para vídeo e som esteja cada vez maior, ainda há limitações."

Parcerias

O diretor administrativo e de marketing do Grupo Cidade, Renato Zaiden, salientou que pioneirismos como os que marcam a história do Grupo só são possíveis graças às também históricas parcerias. "Nossa parceria com a SP Centro vem da década de 80, quando ainda se chamava Lead. Juntos, fizemos a primeira transmissão completa em TV do Carnaval de Bauru, quando foi inaugurado o Sambódromo. Mais tarde, também fomos pioneiros na realização do primeiro debate político realizado no interior durante a campanha de sucessão do Governo Estadual."

A aposta neste novo ramo da comunicação levou a Produtora SP Centro a criar um Núcleo de Produção e Transmissão Multimídia. "Temos todo o equipamento e profissionais com know-how na transmissão de programas de televisão. É multimídia mesmo - diversas áreas integradas com um único objetivo, que podem também ser usadas por outros segmentos da sociedade, como a transmissão virtual de aulas ou conferências."

A parceria com a Kaizen/UOL também não é novidade. No ano passado, uma webcam transmitiu ao vivo imagens do mirante do JC na Expo Bauru.

"Estamos na hora da verdade. E estamos confirmando que não adianta ter um site bonitinho. Estamos com o site no ar deste 1996 (www.jcnet.com.br). A Rádio 96 FM também disponibilizou uma página recentemente (www.96fm.com.br). Ambos estão ganhando profundidade diariamente, com novos arquivos, novas páginas. Estamos partindo de uma estrutura real para uma digital e estamos fazendo isso de maneira sólida, colocando um tijolo sobre o outro, consolidando esse novo meio", conclui Zaiden.

Internautas acompanham desfiles do exterior

De vários partes do Brasil e do mundo, várias pessoas fizeram contato com os parceiros da transmissão do Carnaval 2001 pela Internet, elogiando e parabenizando-os pela iniciativa.

A jornalista Daniela Baroni (Pamplona/Espanha) enviou e-mail dizendo ter achado muito interessante o trabalho de divulgação da cidade. "Não conheço Bauru. Sou de Taubaté, mas gostei muito do que vi. E Cartola deve ser a campeã, porque me pareceu a mais bonita de todas as escolas. Gostei do samba-enredo, porque fala dos negros. Foi muito legal ouvir em português, que é minha língua, e em espanhol, que é a língua do País onde estou morando. Minhas companheiras assistiram e acharam super curioso."

Além de elogiar a experiência, Baroni sugeriu que o mesmo seja feito em outras atividades que aconteçam por aqui. "Parabéns pela iniciativa e parabéns para os profissionais que fizeram com que esse trabalho se tornasse ainda melhor", escreveu.

De Irvine, Califórnia, a estudante Milena Maniscalco também escreveu, contando que assistiu às transmissões num grupo de 12 pessoas, entre brasileiros, chilenos, colombianos e mexicanos. Ela afirmou que todos gostaram e riram muito, porque não podiam imaginar como seria o Carnaval no Brasil.

"Se todos os eventos importantes fossem divulgados dessa maneira pela Internet, nós aqui íamos ficar sabendo de tudo e da melhor maneira, vendo e ouvindo, não apenas lendo em sites de notícias."




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP