Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
05/03/01 00:00 -

Comentário político

Comentário político

Redação
Lugar de destaque

A revista IstoÉ deste final de semana dá uma canja generosa ao ex-prefeito de Bauru, Tidei de Lima (PMDB). Numa retrospectiva sobre a vida política de Mário Covas, Tidei aparece numa foto entre o governador licenciado e o presidente Fernando Henrique Cardoso. A foto é dos anos 70, da época do MDB, que depois originou o PMDB e até mesmo o PSDB.

“Bigodon”

Tidei, Covas, Fernando Henrique, Ulisses Guimarães, Tuga Angerami, Severo Gomes e Franco Montoro eram todos do antigo MDB, partido que personificou a resistência partidária ao regime militar. Hoje, alguns já se foram e outros estão em trincheiras opostas. Na foto da revista, Tidei posa com o “bigodon” mexicano que usava até a década de 80.

Picado

A se verificar pela assiduidade com que o secretário de Finanças Raul Gomes Duarte Neto tem ido às reuniões do PPS, mesmo as menos importantes, dá para se concluir que ele pode estar realmente picado pela mosca da política. Duarte Neto tem sido “paquerado” pelo esquema do Palácio das Cerejeiras para ser candidato a deputado pelo partido em 2002.

Atuante

Na reunião de sábado do PPS, que definiu a permanência do vereador José Clemente Rezende, Raul foi um dos mais ativos participantes. Para alguns nilsistas, ele tem o perfil ideal para uma anunciada renovação na classe política local: é jovem, tem demonstrado competência e já está temperado pelos anos de Secretaria de Finanças.

Chove não molha

E depois que o PPS decidiu, no último sábado, que vai convidar oficialmente o vereador Edmundo Albuquerque (PSDB) para se filiar ao partido, a editoria de política fez contato com o parlamentar, que disse: “Quero ir!” Só que esse chove não molha já vem de algum tempo. Alguma coisa está pegando...

Independente

Enquanto isso, o PPS tem que engolir um vereador - por sinal, líder de sua bancada - dizendo que será independente no Legislativo (José Clemente Rezende). É a evidência maior daquilo que tratou a matéria da página três da edição de ontem: neste período pós-eleitoral, quem dá as cartas são os nomes, não o partido nem a ideologia.

Palestra

Por falar em PPS, o presidenciável Ciro Gomes deve vir a Bauru no próximo dia 10, para uma palestra. Pelo que consta, nem mesmo o PPS local sabe direito sobre sua agenda na cidade e tenta participar da festa. A palestra seria organizada por uma entidade que não tem nada a ver com política partidária.

Pula-brejo

Essa ainda é da época do Carnaval. Quando os fogos que anunciam a entrada da Cartola na avenida começaram a espocar, o vereador do PMDB Rodrigo Agostinho correu para a beira do córrego que passa ao lado do Sambódromo para verificar uma plantação de mata ciliar que o Vidágua realizou por ali. Minutos depois, retornou com os pés e barra da calça sujos de barro, mas com a certeza de que as mudinhas estavam intactas.

Retificação

Uma retificação. Sábado, dissemos aqui que a Telefonica tem capital português e a Telesp Celular capital espanhol. Na verdade, é o contrário. Os portugueses controlam a Telesp Celular e os espanhóis a Telefonica. O alerta é do consultor institucional da Telefonica, Hélio Spinosa.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP