Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
27/02/01 00:00 -

Tamborim de Ouro é realizado desde 77

Tamborim de Ouro é realizado desde 77

Sabrina Magalhães
Realizado em Bauru há mais de 20 anos, o Troféu Tamborim de Ouro é tão esperado pelos carnavalescos quanto o anúncio da melhor escola do Carnaval. Lançado em 1977, o prêmio avalia nove quesitos durante o desfile. A votação é feita pela equipe da Rádio Auri-Verde, com participação de toda a imprensa bauruense.

De acordo com o radialista Tobias Ferreira Filho - o Tuba -, o Troféu foi idealizado em 1976, logo depois da apresentação da Mocidade Independente de Vila Falcão. “Nesta época, havia a Copa Auri-Verde para os clubes de Bauru, que se apresentavam na avenida Rodrigues Alves. Naquele ano, quando vimos a Mocidade, sentimos que havia uma tendência para o crescimento das escolas de samba e instituímos o Tamborim, que foi entregue pela primeira vez em 1977.”

Tobias salienta que, desde então, o Tamborim nunca falhou, a não ser na década de 80 - quando blocos e escolas optaram por fazer um desfile unificado na avenida Nações Unidas, na época batizado de “Blocão” - e em 1999, ano em que não houve desfile na Cidade Sem Limites.

“Nós sentimos que o troféu é o prêmio mais querido pelo sambista. Lógico que todos querem ganhar o Carnaval no Sambódromo, mas a escola que leva o Tamborim vibra como se estivesse ganhando o Carnaval”, comemora Tobias.

Ele explicou que até cinco anos atrás a Rádio Auri-Verde convidava personalidades competentes para analisar os desfiles e escolher os ganhadores do troféu. Mas de cinco anos para cá, optou-se por democratizar o Tamborim. “Agora, quem vota é toda a equipe da Auri-Verde e a representantes da imprensa. Na terça-feira, eu visito todos os órgãos de comunicação distribuindo as fichas de votação. Cada veículo vota em todos os quesitos. Nós apuramos e divulgamos os resultados antes da apresentação oficial das notas do Carnaval.”

“Somos muito orgulhosos do nosso Tamborim de Ouro, que foi copiado desde o ano passado por um jornal do Rio de Janeiro. Eles instituíram um prêmio nos mesmos moldes do nosso e com o mesmo nome. Eu só torço para que o Tamborim continue fazendo parte do nosso Carnaval. Tenho muito medo de que ele acabe”, confessou Tobias, sem explicar os motivos de sua preocupação.

O Troféu Tamborim de Ouro avalia nove quesitos: enredo, samba-enredo, comissão de frente, mestre sala e porta-bandeira, fantasias, alegorias e adereços, harmonia, evolução e bateria. Este ano, o Tamborim deve ser entregue no próximo sábado.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP