Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
25/02/01 00:00 -

População se cansa e busca alternativas

População se cansa e busca alternativas

Andréia Alevato
Cansados de esperar pela Prefeitura, moradores se organizam e tentam sanar os problemas em seus bairros

Eles já tentaram todos os caminhos em busca de melhorias, mas não conseguiram nada. Cansados de esperar pela Prefeitura, moradores se organizam e para buscar alternativas para minimizar os problemas dos bairros. Unir forças e colocar “a mão na massa” foi a solução encontrada por alguns moradores de bairros de Bauru.

Na Vila Falcão, os moradores se uniram para que um buraco na rua Assef Madi não se transformasse em um grande problema para as casas.

Segundo Margarida Ferreira, moradora do bairro, um buraco com quase dois metros de profundidade estaria abalando calçadas e muros das casas da redondeza. Ela contou que o buraco no asfalto se abriu há meses. A Prefeitura foi informada, mas nada foi feito. Com a chuva do dia 8, o problema se agravou. O buraco aumentou e está causando infiltração nas calçadas e muros, fazendo com que estes fiquem abalados.

“Fiquei com medo da calçada cair no buraco e depois afetar o muro de minha casa”, disse Margarida.

Por temer que o buraco aumentasse e atingisse a calçada de sua residência, a moradora da Vila Falcão resolveu contratar um pedreiro para tapar o buraco com cimento.

“Eu paguei o IPTU no dia 15, e agora tive que pagar para resolver um problema que deveria ser resolvido pela Prefeitura. Tentamos falar com as secretarias responsáveis por isso, mas não tivemos nenhuma resposta. Cansamos de esperar por uma solução. A cidade está um caos e o prefeito pede calma e diz que não tem dinheiro. Só que ele deu dinheiro para o Carnaval. Ele deveria ter visto que a cidade tem outras prioridades além do Carnaval. E nós pagamos por isso, porque para poder transitar pela rua de nossas casas estamos pagando por serviços”, protestou a moradora do bairro.

Por causa das chuvas, chegar ao Parque Viaduto é bem difícil. Lixo, erosões e buracos que tomam conta das ruas e dificultam o acesso de moradores e ônibus ao bairro. O problema, de acordo com a população local, se repete todos os anos no período das chuvas. Cansados de reclamar à Prefeitura, no final do mês de janeiro, os moradores do Parque Viaduto se organizaram, tentando minimizar o problema, e colocaram “a mão na massa”, ou melhor, na lama.

Com enxadas, eles taparam buracos da rua Alfredo Rodrigues de Souza. Segundo alguns moradores, essa foi a solução encontrada para ter acesso até as residências, já que eles fazem reclamações constantes à Prefeitura, mas não têm respostas. “Já enviamos diversos requerimentos pedindo as galerias de água pluvial e que as ruas sejam arrumadas, mas não somos atendidos. A resposta é sempre a mesma: falta de dinheiro. E a promessa de que a obra será feita também se repete. Mas isso só fica na conversa. Cansamos de esperar e resolvemos dar um jeito nas ruas. Mas não adiantou muito, porque no dia seguinte (dia 29 de janeiro), a chuva acabou com nosso trabalho”, reclamou Janete Maria Silva, moradora do bairro.

O problema do Parque Viaduto é a falta de galerias de água pluvial e asfalto. Em dias de chuvas, a terra das ruas é arrastada pelas águas.

Também existem pessoas que não esperam ações do Poder Público para deixar o bairro mais bonito e organizado. Para isso, saem de casa para cuidar de um jardim público. A moradora do Jardim América, Nadir Pinheiro, cuida de uma parte da Praça Palestina há quase 20 anos. Todos os dias, Nadir dedica uma parte do seu dia para cuidar do jardim, que fica exatamente em frente a sua residência e, uma vez por mês, paga alguém para cortar a grama.

O outro lado

Enquanto algumas pessoas se organizam para melhorar o seu bairro, outras não se incomodam em limpar a própria calçada. É comum ver mato nascendo em calçadas e sarjetas e o proprietário da casa esperar que a Prefeitura limpe o local.

A obrigação em fazer essa limpeza é da Prefeitura, mas não é uma tarefa difícil para esperar que o Poder Público faça o serviço.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP