Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
24/02/01 00:00 -

Graziani quer ‘oxigenar’ a cultura

Graziani quer ‘oxigenar’ a cultura

Redação
O novo coordenador da Oficina Cultural Regional Glauco Pinto de Moraes, Marcelo Graziani, diz que vai assumir o posto, no início do mês que vem, com a intenção de “oxigenar” a cultura em Bauru e nas 41 cidades da região sob sua influência. Ele vai substituir a Caio Bastos, que pediu exoneração do cargo por motivos particulares.

Graziani conta que ficou surpreso com as especulações e melindres que surgiram em torno de sua indicação para a Oficina Cultural. “Tenho desconhecimento do descontentamento de algum funcionário em relação a minha indicação. Fizemos uma reunião e todos lamentaram a saída do Caio, mas aceitaram meu nome sem restrições.”

Na sua avaliação, a pessoa que passou o quadro de “rota de colisão” está totalmente equivocada ou “mau-intecionada”. “Não existem funcionários de carreira dentro das Oficinas Culturais. Os funcionários são prestadores de serviços e nas indicações são avaliados os quesitos técnicos para a função pleiteada.”

Embora os caminhos sejam políticos, Graziani explica que a Secretaria de Estado da Cultura tem a preocupação que os cargos sejam preenchidos por pessoas qualificadas e com condições de dar seqüência no trabalho que vem sendo desenvolvido.

Ele afirma que a alteração está sendo feita “sem brigas.” “O Caio é um grande amigo meu e um dos principais indicadores da minha vinda para a Oficina Cultural. Ele está saindo para dar seqüência a seus projetos pessoais e teve a preocupação de indicar alguém que dará prosseguimento ao bom trabalho realizado na oficina.”

Graziani afirma que se enquadra no perfil para assumir a Oficina Cultural. “Sou formado em Educação Artística, cursei Desenho Industrial na Unesp, fiz teatro, participei de coral, sou designer gráfico e publicitário. Há anos trabalho com eventos. Estou chegando para somar e conto com a ajuda de toda a acomunidade artística e de seus simpatizantes.”

Em relação a atuação da Secretaria Municipal de Cultura, ele acha que cada secretaria tem o seu perfil. “A Secretaria Municipal de Cultura atua dentro do nosso Município. Já a Oficina Regional Cultural e a Delegacia Regional de Cultura atuam em Bauru e região, totalizando 41 cidades. Temos um bom relacionamento entre as secretarias. Temos atuado como parceiros em exposições itinerantes enviadas pela Secretaria de Estado da Cultura e somos parceiros no Mapa Cultural Paulista. As portas estão abertas para ambos os lados.”

Projetos

Graziani diz que já tem o esboço de alguns projetos que pretende implantar ainda neste ano. Um deles é uma bienal do livro. “Como o presidente Fernando Henrique instituiu que 2001 é o ano da literatura, vou trabalhar, buscar apoio e parcerias para viabilizar a bienal do livro. Quero envolver escolas do Estado, particulares, universidades.”

Um mostra de cinema também está nos planos do novo coordenador da Oficial Cultural, assim como a instalação de uma rádio comunitária em parceria com a Unesp. “A idéia é envolver os cursos de rádio e televisão e jornalismo da Unesp.”




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP