Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
24/02/01 00:00 -

Cuidado na hora de contratar uma oficina

Cuidado na hora de contratar uma oficina

Jorge Arruda
O carro pifou. E agora? Saiba como achar uma oficina digna de confiança e que realize os serviços necessários de modo a não causar mais “dores de cabeça” nos proprietários de veículos
automotores


Existem duas possibilidades para quem tem carro. A primeira é levar o carro na assistência técnica da concessionária da marca do veículo.

A segunda, um pouco mais complicada, é pesquisar tudo sobre a empresa onde pretende deixar o veículo para o conserto.

De acordo com o Procon, o primeiro passo para o proprietário do veículo é pegar referências sobre a oficina e os serviços prestados por ela, consultando antes clientes que já tenham executado algum trabalho no local. Depois, é imprescindível consultar o escritório do Procon de sua cidade para saber se existe alguma reclamação sobre a empresa no órgão. Em Bauru o telefone do Procon é 235-1234.

Como há bastante diferença nos preços de serviços de uma oficina para outra, faça uma pesquisa para comparar preços e a qualidade. Veja, por exemplo, se a oficina é organizada, limpa e se possui as ferramentas e equipamentos básicos adequados para a execução do reparo.

Alguns serviços, como manutenção de injeção de combustível, exigem equipamentos eletrônicos especiais e só podem ser executados por oficinas especializadas.

Funcionários treinados

Um bom indicativo de que a oficina está devidamente preparada para resolver o problema de seu veículo é a mão de obra de que ela dispõe. Em função disso, os proprietários de veículos devem verificar se a oficina tem funcionários treinados na manutenção de carros nacionais e importados. Um bom indicativo é o certificado ASE, estampado no uniforme dos profissionais e na fachada da oficina. Para obter esse certificado, os reparadores têm de passar por um rigoroso teste de conhecimentos.

Orçamento

Exigir um orçamento prévio, no qual estejam discriminadas detalhadamente as peças a serem usadas, além do valor da mão-de-obra, condições de pagamento e data de início e o término dos serviços é outro procedimento de extrema necessidade. O prazo de validade do orçamento deve ser de, no mínimo, dez dias. O orçamento costuma ser cobrado em algumas oficinas, mas pode ser gratuito em caso da aprovação do serviço. Por isso é bom perguntar sobre a cobrança do orçamento antes de solicitá-lo.

Na hora da retirada do veículo

O veículo ficou pronto e está na hora de retirá-lo. Neste momento, os proprietários costumar relaxar e podem cair numa “bela” armadilha.

Ao retirar o veículo, é necessário fazer uma inspeção geral no carro e comparar com as condições em que este se encontrava ao entrar na oficina.


Dicas na retirada

•Verifique se há riscos na pintura, raspadas nos pára-choques, amassados na carroceria ou equipamentos avariados, além de graxa ou furos produzidos por cigarro nos bancos. Cheque a quilometragem rodada e o nível de gasolina.

•Faça então uma inspeção do serviço executado. Se o serviço foi de funilaria, observe o reparo à luz do dia. Se foi mecânico, dê algumas voltas próximo à oficina para testar o carro.

•Verifique também se o serviço foi executado de acordo com o que foi combinado.

•Só retire o carro se tudo estiver em ordem. Em caso de problemas, registre o motivo pelo qual o carro não foi retirado em um documento da oficina.

•Não havendo entendimento entre as partes, registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou faça sua queixa em um escritório do Procon.

•O consumidor tem direito a uma garantia legal de, no mínimo, 90 dias para qualquer serviço executado, mesmo que a oficina estabeleça um período menor.

•Se o serviço foi malfeito, o cliente poderá exigir (com base no Código de Defesa do Consumidor) uma nova execução do serviço ou a restituição da quantia paga atualizada ou, ainda, o abatimento proporcional no valor do serviço.

•Exija sempre nota fiscal discriminada contendo tudo o que foi relacionado no orçamento, assim como os dados do veículo e das partes reparadas.

•Em caso de dúvidas, procure o Procon de sua cidade para mais informações.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP