Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
17/02/01 00:00 -

Unesp quer laboratório internacional

Unesp quer laboratório internacional

Redação
Universidade pretende montar uma filial do Midia Interface Network Design e ampliar sua área de pesquisas

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) pretende criar um laboratório internacional, o Midia Interface Network Design (Mind), que será utilizado por pesquisadores da área de Ciência e Tecnologia da Aprendizagem. A informação é do professor Jânio Itiro Akamatsu, que reuniu-se ontem, em Bauru, com professores envolvidos na negociação do projeto.

De acordo com o professor Akamatsu, o objetivo é compartilhar recursos de diferentes instituições, contando com o trabalho de equipes multidisciplinares, multi-institucionais e multiculturais, já que os custos das pesquisas são grandes.

Já existem três laboratórios internacionais Mind nos Estados Unidos, sendo que o primeiro deles foi criado na Universidade de Michigan. Além disso, países como Portugal, China e Rússia estão negociando a criação de outros laboratórios, visando ampliar essa rede internacional.

Akamatsu esclareceu que o laboratório que deve ser implantado pela Unesp, em Bauru, será o primeiro Mind no Brasil, devendo funcionar com a colaboração dos departamentos de Computação, Engenharia, Educação e Psicologia, entre outros. “A finalidade é expandir a idéia de trabalhar em cooperação entre os laboratórios que estão sendo criados. Por meio dele, poderemos trocar informações com os Mind já existentes, conseguir recursos para projetos conjuntos e inovar em tecnologias. Podemos aproveitar a infra-estrutura dos outros laboratórios.”

Além, disso, o professor afirmou que poderá haver intercâmbio de alunos e professores entre Brasil e os Estados Unidos. “Queremos aprofundar nossas pesquisas na área das novas tecnologias e seus impactos no ser humano; seria a ampliação e transmissão de inteligência”, anunciou.

No entanto, não se sabe ao certo se o Mind brasileiro será instalado no câmpus da Unesp de Bauru ou de Guaratinguetá. Para definir essa questão, o professor Frank Biocca, diretor do Mind de Michigan, esteve nos dois câmpus para os conhecer, conversar com os professores que estariam envolvidos no projeto e discutir a organização desse laboratório no Brasil. “A tecnologia que está sendo estudada nos laboratórios Mind amplia a perfórmance da mente humana, em interação com o computador, que se adapta às necessidades do usuário. Isso faz com que possamos aprender e trabalhar melhor, pensando mais rapidamente”, expôs Biocca.

O professor Akamatsu, que há dois anos está em negociação com Biocca para que o Mind possa ser instalado na Unesp, afirma que as expectativas são boas para o início desse trabalho. “Pretendemos, ainda neste semestre, iniciar a construção do laboratório, que representará um grande avanço para nossas pesquisas”, adiantou.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP