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Emdurb fará campanhas educativas neste ano

Emdurb fará campanhas educativas neste ano

André Tomazela
Bloqueios em vias, distribuição
de folhetos educativos, colocação de mais semáforos para pedestres, implantação de área exclusiva e selo de identificação para deficientes físicos são algumas ações da Emdurb para
melhorar a vida do cidadão no trânsito bauruense


Pare antes da faixa, dirija com responsabilidade, cinto de segurança, álcool e direção, farol baixo, criança no banco traseiro e rua legal. Esses serão os temas abordados nas campanhas que a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), estará desenvolvendo no decorrer de 2001. A autarquia prevê a realização de duas campanhas mensais e uma a cada bimestre deste ano.

As campanhas mensais abordarão os temas “pare antes da faixa”, “semáforo para pedestres” e “velocidade tem limites”.

De acordo com o diretor de sistema viário (DSV) da Emdurb, Nelson José Lira, as campanhas serão realizadas através da distribuição de folhetos educativos relacionados com o tema em questão. Além disso, será feita a divulgação da campanha através dos meios de comunicação. “Os folhetos preparados pela Emdurb serão distribuídos tanto para os motoristas como para os pedestres. Para os motoristas serão realizados bloqueios educativos em vias. Já para os pedestres os folhetos serão distribuídos no calçadão, local de maior concentração de pessoas”, comenta.

Mudanças na sinalização

No ano passado, em relação a 1999, os índices de acidentes no trânsito, de um modo geral, caíram cerca de 10%, de acordo com as estatísticas divulgadas pela Polícia Militar de Trânsito e pela Emdurb. De acordo com Lira, a Emdurb contribuiu para que o índices apresentassem queda com a instalação dos radares fixos e com o radar móvel, assim como pela vasta gama de sinalizações realizadas pelo DSV.

Para esse ano a Emdurb prevê outras alterações na sinalização viária com a finalidade de diminuir ainda mais os acidentes. As famosas conversões à esqueda nas principais avenidas da cidade estão sendo alvo de estudos e, com certeza, sofrerão alterações. “Nós estamos tentando finalizar os estudos sobre as conversões à esquerda, com o intuito de proibir as mesmas. A alternativa seria implantar, nesses pontos, semáforos para que os motoristas possam realizar, com segurança, a passagem da avenida para a transversal, através de um retorno”, comenta.

A Emburb está, também, desenvolvendo um projeto com relação às placas indicativas. A intenção é tornar mais fácil para quem é de fora, chegar ao destino que pretende ou sair da cidade para uma rodovia, por exemplo.

Parcerias

Os bloqueios em vias, destinados para distribuir os folhetos educativos para os motoristas, são realizados através de parcerias entre a Emdurb e a Polícia Militar de Trânsito.

Além disso, os monitores da Emdurb estarão engajados nos programas de educação para o trânsito desenvolvidos pela PM. São utilizados, também, materiais cedidos pela autarquia.

Na ocasião dos bloqueios, a Emdurb aproveita para realizar uma pesquisa junto aos motoristas a fim de evidenciar o comportamento e reação dos motoristas em relação à velocidade e semáforo de pedestres.

Áreas especiais para deficientes

A Emdurb está implantando um regulamento que já foi instituído através de decreto, que solicita a implantação de áreas especiais para deficientes físicos em embarque e desembarque e nos estacionamentos do sistema rotativo da cidade. Os portadores de deficiência física deverão utilizar uma espécie de crachá e colar um adesivo no carro. A identificação contém o selo universal do portador de deficiência física e os dados da pessoa.

Segundo Lira, além de facilitar a vida dos portadores de deficiência, a identificação do veículo e da pessoa facilitará, também, a fiscalização por parte da Polícia Militar.

Para a elaboração dos selos de identificação, a Emdurb estabeleceu parceria com o Conselho Municipal do Deficiente Físico (Comud).

Uma vez identificado, o deficiente, condutor ou passageiro do veículo, poderá parar em vaga exclusiva.

Outras ações

De acordo com Lira, o DSV está fazendo um estudo de semáforos no setor dois da cidade, que compreende a parte superior, localizada acima da avenida Duque de Caxias.

Outra iniciativa da Emdurb será a implantação, no decorrer deste ano, de semáforos para pedestres em outros cruzamentos com o calçadão da rua Batista de Carvalho, a exemplo do cruzamento com a rua 13 de maio. Posteriormente, haverá ainda a possibilidade de implantação de semáforos para pedestres na rua 1º. de agosto.

A Emdurb está estudando a implantação de um cartão rotativo de 30 minutos para os usuários do estacionamento rotativo (área azul). De acordo com a gerente de planejamento viário do DSV, Mariana Gonçalves Barbieri Segamarchi, desde setembro do ano passado, a proposta está em discussão. “Tem muita gente que reclama do tempo de uma hora dos cartões, porque precisa estacionar para um serviço rápido no centro da cidade”, comenta. A Emdurb irá aplicar um questionário para saber o interesse da população no uso de cartões de apenas 30 minutos. Dependendo da resposta, o novo sistema será implantado.

A Emdurb está elaborando, também, um projeto de regulamentação de áreas especiais de carga e descarga em escolas particulares e hotéis.

Crianças

A Emdurb pretende desenvolver um projeto de educação de crianças. “Com relação a esse projeto, a Emdurb pensa que não adianta pensar na educação de crianças como a realização de palestras. O necessário é a mudança de comportamento e o resgate de valores das próprias crianças”, comenta Mariana. Para a Emdurb é necessário mudar o contexto e o meio ambiente da criança e inserir o trânsito de forma que as informações não sejam passadas de forma impositiva.

De acordo com Mariana, a Emdurb está buscando a parceria com a Secretaria da Educação para aplicar a metodologia primeiramente nas escolas municipais de ensino fundamental de Bauru.

Também destinada ao público infantil, só que de menor faixa etária, a Emdurb continuará a realizar o projeto “Emdurb na praça”, com atividades educativas e lúdicas voltadas para crianças de 6 a 7 anos.

Inicialmente desenvolvido em praças, o projeto teve o local readequado. “O espaço do Bosque da Comunidade é mais adequado para a realização das atividades, por ser maior, mais agradável e seguro”, comenta. “Nós teremos que renomear o projeto para “Emdurb no bosque.” Para este ano a Emdurb está programando dois eventos por mês.

Objetivos das campanhas

Pare antes da faixa

Destinado ao motorista, para que o mesmo respeite a faixa de pedestre. Trata-se de um tema, que já foi alvo de campanha nacional que objetiva a diminuição dos índices de atropelamentos e a travessia do pedestre com segurança.

Farol baixo

A campanha visa tornar hábito entre os motoristas o uso do farol baixo à noite, medida que facilitaria a visualização dos veículos por parte dos pedestres. Além de um fator de segurança, o uso do farol baixo, provoca a diminuição dos atropelamentos noturnos. A obrigatoriedade do farol baixo à noite figura no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Volta às aulas

São realizadas duas campanhas anuais, uma no início do ano e outra após as férias de julho. O objetivo é evitar as filas duplas de frotas de escolas e outros aspectos do trânsito envolvendo escolares.

Criança no banco traseiro

A campanha foi elaborada porque a Emdurb tem verificado que os pais ou responsáveis estariam transportando menores de idade no banco dianteiro, atitude proibida pelo CTB. Para viajar no banco dianteiro, como co-piloto a criança precisa ter, no mínimo, 10 anos ou 1,40m de altura, de acordo com o Código.

Dirija com responsabilidade

Destina-se, também ao motorista, para que ele verifique sempre a sinalização e respeite os limites de velocidade, dirigindo com segurança.




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