Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
14/02/01 00:00 -

Comentário político

Comentário político

Redação
Sem partido

O deputado estadual Pedro Tobias disse, ontem à noite, por telefone, que está saindo do PDT. Sobre o futuro, Tobias informou que vai decidir sua nova legenda após 15 de março. Se não mudar de partido até lá, permanecerá na presidência da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa (AL). Sobre a nova morada, Tobias diz que tem convite de quatro legendas.

Volta ao ninho I

Se depender de uma ala tucana de Bauru e de alguns líderes estaduais do partido, Pedro Tobias retorna para o PSDB. É o que defende, por exemplo, o líder do Governo do Estado na Assembléia, deputado Milton Flávio. Para ele, o PSDB de Bauru apoiou Tobias na eleição passada e tem tudo para tê-lo de volta. Mas há outra ala.

Volta ao ninho II

A outra possibilidade seria a filiação do deputado Carlos Braga (PPB) para o PSDB, indo, posteriormente, o ex-prefeito Tuga Angerami (PSB). Há uma parte do ninho que trabalha nesta direção. Portanto, uma coisa é certa: o PDT já está a caminho do “óbito” e o PSDB deve se “renovar” com a volta de antigos líderes e/ou com uma liderança mais nova.

Exige-se cacife

Outra coisa também é certa: os comandantes estaduais e até figuras nacionais do PSDB querem que o partido volte a ter líder em Bauru. Leia-se por líder no ninho, além das qualidades que lhe são inerentes, ter um grande potencial de votos, com mandato ou não. Portanto, mesmo com a destituição da atual executiva, o partido não ficará sob comando de gente que não tenha cacife eleitoral.

Dissolução

Assim, chega ao fim - pelo menos a disputa doméstica pelo controle do PSDB de Bauru, o que não quer dizer que o partido não esteja sendo disputado, como vimos um pouco acima. Ontem, o vice-presidente da executiva estadual, deputado Duarte Nogueira, anunciou ao JC a dissolvição do diretório municipal. A decisão foi tomada anteontem, em São Paulo.

E agora?

Nos próximos dias, será formada a comissão provisória que comandará a legenda. Quem assumirá, por hora, o controle da máquina partidária tucana? Élio Busch ou Carlos Ladeira. Cada um tem interesses políticos diferentes. Busch sonha com a volta de Tuga Angerami e, de quebra, com a filiação do deputado estadual Carlos Braga. Ladeira quer o retorno do deputado Pedro Tobias.

Não é comigo

Rubens Spíndola, que ontem estava em Brasília, disse que não recebeu nenhuma notificação sobre sua queda e disparou: “Justiça existe para corrigir equívocos”. Pelo jeito, a novela tucana poderá, daqui para frente, se desenrolar no Poder Judiciário. É esperar para ver.

Desmentido

Já o secretário interino da pasta das Administrações Regionais, Antonio Carlos Geloneze, desmentiu a onda de boatos sobre a destituição do titular da pasta, Celso Donizeti. Ele afirmou que Donizeti só não está fisicamente presente devido a uma situação de necessidade médica, mas que fala com sua equipe diariamente.

Sem conflito

Geloneze também garantiu que não há nenhum conflito com a Secretaria de Obras. “Pelo contrário, há um excelente entrosamento. O trabalho é muito bem dividido. A Sear atua mais em recuperação de logradouros públicos e a Obras na realização de projetos mais pesados, em obras, como o próprio nome diz”.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP