Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
11/02/01 00:00 -

Matemática

Matemática

Redação
Você já pensou em trabalhar resolvendo charadas? "Para quem gosta, a matemática é a melhor profissão. É como passar a vida inteira brincando de resolver quebra-cabeça", diz o professor Francisco Polcino, da USP, em São Paulo. Isso vale tanto para o profissional que lida com matemática pura, que passa o dia fazendo cálculos e analisando estruturas lógicas, quanto para o especialista em matemática aplicada, que utiliza teorias e equações para solucionar problemas de áreas como transporte, indústria e telecomunicações.

Para o professor da USC Clodoaldo Grotta Ragazzo, trabalhar é uma diversão: seu passatempo predileto é aplicar equações para a solução de problemas de mecânica celeste e de hidrodinâmica. "Os modelos matemáticos simplificam a realidade, que muitas vezes é complexa demais, e facilitam sua compreensão", afirma Ragazzo. "Com eles, posso calcular a posição e a velocidade de cada planeta do sistema solar ou a força que a água, o vento e as correntes marinhas exercem sobre o casco e a estrutura de um navio no oceano".

Esse profissional também utiliza seus conhecimentos para aumentar o desempenho de indústrias. "Os modelos fazem o teste de produtos, simulando situações reais", explica o matemático paulista Luis Carlos Santos. "Às vezes, bastam um matemático e um computador para baixar os custos de uma empresa". À medida que os sistemas de produção vão ficando mais complexos, aumenta a dificuldade em prever resultados. Assim, os cálculos pedem uma bagagem teórica cada vez maior. "Por isso, o mercado exige um profissional com bom conhecimento básico e capacidade de aprender rápido", diz Santos.

O curso

Quer você faça o bacharelado, quer a licenciatura, vai estudar álgebra, lógica, análise numérica e geometria nos dois primeiros anos. Do terceiro em diante, quem optar por licenciatura se profissionaliza por meio de disciplinas pedagógicas. Já os futuros bacharéis mergulham de vez em matemática pura (álgebra, lógica) ou em matemática aplicada (métodos de aplicação das teorias em áreas como física, química, biologia e economia).

Duração média: quatro anos

O que você pode fazer como Matemático

Ensino e pesquisa - Dar aulas em escolas de ensino fundamental e médio. Em faculdades, desenvolver teorias e modelos.

Matemática aplicada - Criar modelos numéricos que simulem situações em diversas áreas, como medicina, meteorologia e biologia.

Atuar em bancos e entidades financeiras, avaliando riscos, calculando juros e projetando lucros, e em indústrias, buscando reduzir custos.

Mercado

O campo que oferece mais emprego é o ensino fundamental e médio. Igualmente há ofertas para lecionar em faculdades. "São Paulo e Rio de Janeiro estão com o mercado um pouco saturado, mas ainda assim existem chances para profissionais bem qualificados e com título de doutor, principalmente nas universidades federais", diz o professor Renato Pedrosa, da Unicamp, em São Paulo. "As indústrias em geral e, em particular, a de informática também utilizam matemáticos para ajudar a otimizar os sistemas de produção".

Salário médio inicial: R$ 795,53
Em alta: Produção industrial




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP