Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
11/02/01 00:00 -

Bauru tem 82 AMs ativas

Bauru tem 82 AMs ativas

Andréia Alevato
Secretaria de Projetos Comunitários criou, em seis anos, 59 associações de moradores. Hoje, são 82 cadastradas na Sear

Bauru tem, hoje, 82 associações de moradores ativas e cadastradas na Secretaria das Administrações Regionais (Sear), 23 a mais do que em 1988.

A regularização das associações de moradores se iniciou em 1983. Foi a Secretaria de Projetos Comunitários (Seprocom), no governo Tuga Angerami, que incentivou a formação de movimentos de bairros. Até então, apenas alguns bairros se organizavam para reivindicar melhorias, entre eles a Vila Santa Luzia e Vila Ipiranga. A Seprocom conseguiu criar e cadastrar, em seis anos (1983 a 1988), 59 associações de moradores. Antes da criação da Seprocom, apenas dois movimentos de bairro já reivindicavam melhorias: a Vila Santa Luzia e a Vila Ipiranga.

O ex-prefeito Tuga Angerami contou que o objetivo da Seprocom era criar e coordenar as associações de moradores em Bauru.

"A idéia era fazer um governo participativo, mas para isso, a sociedade precisaria estar organizada. Por isso, incentivou-se a formação de associações de moradores", contou Angerami.

Para formar as associações de moradores, a Seprocom começou a buscar lideranças dos bairros e ministrar cursos de como organizar uma Associação de bairro.

"Depois de conhecerem a proposta, essas lideranças mobilizavam a comunidade para criar as associação de moradores", disse.

Outro objetivo da Seprocom era promover a independência dos bairros, fazendo com que eles próprios organizassem seus eventos de lazer culturas e esportivos.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP