Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
06/02/01 00:00 -

Motoristas de coletivos farão curso de direção

Motoristas de coletivos farão curso de direção

André Tomazela
Nas próximas semanas, os motoristas de ônibus circular de Bauru farão um curso de direção defensiva que será ofercido pela Polícia Militar, em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) e a Universidade do Sagrado Coração (USC).

Com 10 horas/aula, o curso terá a duração de cinco dias ou mais e será ministrado na próxima semana para os funcionários da ECCB e na seguinte, para os motoristas das empresas TUA e Kuba. Os condutores que participarão do curso não serão obrigados a fazê-lo. A participação será voluntária para que os objetivos do programa sejam atingidos.

De acordo com o comandante da 4.ª Cia. da PM, capitão Reginaldo Braga, o objetivo principal do curso é a busca da redução dos índices de acidentes no trânsito, empregando o conceito de direção defensiva, que é dirigir sempre de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros condutores e das condições adversas.

“Nós tivemos uma reunião preliminar com o diretor de transportes da Emdurb, Valdomiro Fantini Júnior, e com os representantes da três empresas que operam no transporte coletivo de Bauru. Os representantes, em contato com os funcionários de cada empresa, nos revelaram a boa receptividade por parte dos mesmos com relação ao curso”, comentou Braga.

Redução dos acidentes

No ano de 2000, os acidentes envolvendo ônibus coletivos chegaram a quase 500, de acordo com os dados da Polícia Militar e da Emdurb. Preocupados com o alto índice e visando atacar o problema, a parceria que está promovendo o Programa de Direção Defensiva pretende proporcionar às operadoras dos uma oportunidade de investimento em seu maior patrimônio, que são os funcionários, além de estarem reduzindo os custos com a frota e com o tempo parado do ônibus acidentados.

De acordo com o tenente Jorge Luís Dias, da 4.ª Cia. da PM, o curso não tem como objetivo a capacitação, mas sim a busca de uma mudança de comportamento dos motoristas e uma nova forma de dirigir, proporcionando, assim, uma melhoria na qualidade de vida da cidade a partir da redução dos acidentes, que só no ano 2000, ultrapassaram a casa dos seis mil, com 29 vítimas fatais.

O curso abordará temas como estatísticas de acidentes de trânsito, fatores que dão causas aos acidentes, conceito de direção defensiva, ações preventivas, condições adversas, elementos básicos da direção defensiva, seis tipos de colisões e formas de evitá-las e distância de seguimentos. Além disso, haverá dinâmicas em grupo e comportamentos no trânsito promovidos por profissionais da área de psicologia da USC. No final do curso, os condutores participantes receberão certificado emitido pela Polícia Militar.

Emdurb e empresas

Para a Emdurb, tudo o que for realizado para tornar a cidade mais humana, mais habitável, tranqüila e calma tem a aprovação da autarquia. Com relação ao problema da velocidade alta praticada por alguns condutores de coletivos, a Emdurb afirmou estar preocupada com o bem-estar dos usuários e dos próprios condutores. “Nós, da Emdurb, estamos agindo em conjunto para levar esse curso adiante com a finalidade de solucionar o problema do alto índice de acidentes envolvendo coletivos”, comentou Valdomiro Fantini Júnior.

Para a ECCB, o curso é bem-vindo. “Quanto mais cursos nós apresentarmos para os nossos funcionários, maior será o retorno”, disse o gerente operacional da empresa, José Édson Alves.

De acordo com ele, a melhor qualificação dos condutores resultará na diminuição dos acidentes e, conseqüentemente, a ECCB terá que arcar com um número menor de ressarcimentos de terceiros envolvidos nos mesmos. “O curso também significa economia para a empresa, como o menor consumo de óleo diesel, carros menos abalrroados e menos concertos em funilarias”, afirmou Alves.

De acordo com o encarregado de tráfego da Kuba, Delton Aparecido Rodrigues, os motoristas da empresa tiveram boa receptividade quando souberam que haveria o curso de direção defensiva. “O que nós pudemos perceber é que após a reunião que tivemos com os motoristas, na qual foram informados sobre o curso, eles estão trabalhando mais tranqüilos, mais preocupados com os limites de velocidade”, comentou. A empresa, que possui 102 motoristas, participará do programa com 15 condutores, inicialmente.

Boa receptividade foi também a atitude dos 124 motoristas que trabalham na TUA, de acordo com o encarregado de manutenção e compras da empresa, Antônio Carlos Rosa. “Eles já estão até questionando se haverá outro curso. E conforme conversamos com o capitão Reginaldo Braga, no mês de março serão ministrados mais dois cursos”, disse Rosa. Da empresa, participarão incialmente 15 condutores.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP