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Lucro - maximizar

Lucro - maximizar

(*) Waldir Gobbi
No conjunto de meios para se obter resultados ótimos, é intuitivo que a atenção maior deve ser dada àqueles produtos que conseguem uma maior margem de contribuição, pois é desta que tiraremos o impacto dos chamados custos fixos.

A organização envida esforços no sentido de incrementar vendas de tais produtos, pois os mesmos cobrem efetivamente com maior eficiência os custos fixos, objetivando então rapidamente vender produtos que possam cobrir mais rapidamente tais custos estruturais.

Como este é o foco , a organização neste momento poderá estar desatenta a um dado de extrema importância, que ocorre quando existe fatores restritivos na capacidade produtiva de sua organização. Isto posto, então o foco se desvia para a identificação de tais itens restritivos.

Como exemplo de fontes restritivas, podemos identificar: o transporte e distribuição de matérias-primas, negociações do capital de giro e uma que normalmente se apresenta constante é a disponibilidade do tempo de horas máquinas.

Quanto a este último, podemos ilustrar com uma situação bastante simples, imaginando uma empresa onde se apresenta a fabricação de dois produtos que obrigatoriamente são produzidos por uma mesma máquina.

Então, supomos que o produto “A” necessita de 6 horas/máquinas e o produto “B” de 3 horas/máquinas. Respectivamente as Margens de Contribuição dos dois produtos são: R$ 10,00 e $ R$ 8,00, e a disponibilidade total de horas máquina é de 28 mil.


Matematicamente, através de equação podemos calcular que:

1) 28.000/3h/m = 9.333 x R$ 8,00 = R$ 74.664,00 (Produto B )
2) 28.000/6h/m = 4.667 x R$ 10,00 = R$ 46.670,00 (Produto A )

Com o cálculo acima podemos concluir que para se conseguir o resultado ótimo abordado no início, não seria interessante incrementar vendas do produto com maior Margem de Contribuição, mas sim do produto que tem condições de gerar maior lucro em função das restrições impostas pela disponibilidade de horas/máquinas.

É claro que tais situações irão requerer análise e soluções a serem geradas por sistemas adequados de custos, exigindo no mínimo dados, tais como: o volume de vendas necessário para se atingir um dado nível de lucro; a combinação de produção e venda para se atingir um lucro máximo; produzir ou não determinado produto ou linha de produto.

(*) Waldir Gobbi é administrador, contador, professor universitário e mestrando em Comunicação




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