Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
28/01/01 00:00 -

É cientificamente provado que sorrir é um santo remédio, em qualquer momento da vida. Há grupos especializados em terapia do riso.

É cientificamente provado que sorrir é um santo remédio, em qualquer momento da vida. Há grupos especializados em terapia do riso.

Fabiana Teófilo
Sorrir sempre, essa, sem dúvida nenhuma, é uma afirmação usada por médicos de qualquer especialidade. É cientificamente provado que sorrir só proporciona benefícios para qualquer pessoa, independente de sexo, cor e idade. Quem sorri sempre, vive mais e melhor.

Não há contra-indicações nem problema de consumo em excesso. As afirmações são características do riso, que é recomendado sempre, em qualquer situação, para qualquer pessoa e para qualquer caso.

Inspirado no livro Gesundheit: Good Health is a Laughing Matter, escrito por Hunter “Patch” Adams e Maureen Mylander, o filme “Patch Adams - O amor é contagioso”, conta a história real desse médico que mudou o conceito de tratamento ao aplicar o humor e o carinho nos hospitais para recuperar doentes. No final dos anos 60, Patch, revolucionando a forma de tratamento, até então arcaica e ineficaz, ajuda um amigo a se recuperar de alucinações, usando uma grande dose de bom humor. Isso faz com que tome a decisão de entrar para a universidade de medicina, onde, aplicando métodos pouco convencionais, consegue transformar a vida de muitos pacientes e colegas de faculdade. Daí surgiu os Doutores da Alegria que desencadearam outras organizações que trabalham levando sorriso e esperança à pessoas hospitalizadas.

A arte de sorrir é receita sem contra-indicações

O riso, de acordo com a psicóloga Luciana Maria Biem Neuber, é considerado saudável a medida que interfere tanto física como psiquicamente na vida do ser humano. Ela explicou que ao sorrir, o indivíduo movimenta mais de 400 músculos do corpo, auxiliando a qualidade da saúde do ser humano, trazendo apenas benefícios.

Ela disse que existem vários tipos de mensagem por trás de um sorriso : felicidade, nervoso, timidez, esconder um estado emocional, insegurança, ironia, sarcasmo. “O sorriso tem muitos tipos psicológicos e conviver com pessoas que sorriem bastante, nos passa coisas boas, melhorando muito nosso dia-a-dia”, disse.

Pessoas emburradas, bravas, que ficam de cara feia, favorecem males físicos e emocionais nelas mesmas. “Essas pessoas têm mais facilidade para desenvolver várias doenças e levam uma vida mais tensa”, explicou.

Pessoas assim, se tornam antipáticas e não são bem-vindas. Por outro lado, pessoas sorridentes, simpáticas, estão sempre transmitindo coisas boas e são sempre convidadas para participar de qualquer evento. “Pessoas sorridentes transmitem alegria contagiando o ambiente de trabalho, familiar e social, o bom humor é o melhor amigo. Essas pessoas enfrentam seus problemas com otimismo e determinação. Com serenidade, elas buscam soluções e não empecilhos”, explicou.

Você sorri muito?

Há pessoas que sorriem todo o tempo, mas há também aquelas que quase nunca expressam um sorriso.

Os motivos para sorrir ou para ser sisudo são diversos e variam desde estética até humor. Em uma coisa todos concordam: receber um sorriso de alguém conhecido ou não, sempre faz bem.

O JC saiu às ruas e questionou algumas pessoas sobre o assunto.

Leia o que cada um disse sobre o riso.

João Barbieri
servidor público estadual
“Eu não sou muito sorridente. Sou uma pessoa muito preocupada, depende do dia não sou muito afim de dar risadas. Gosto quando as pessoas sorriem.”

Vanessa Rodrigues Leme
estudante
“Sou uma pessoa sorridente, estou sempre de bem com a vida. Não tenho problemas.
É bom quando recebemos um sorriso.”

Antônio José da Silva
pedreiro
“Não sou muito sorridente. Não dou risadas porque tenho vergonha dos meus dentes, quando eu tratar, vou passar a sorrir mais. Gosto mesmo é de receber sorrisos de outras pessoas.”

Maria de Lourdes
aposentada
“Sou muito séria, sisuda, não dou risadas, sou alegre só por dentro. Para mim é difícil sorrir, minha mãe também era assim. Receber um sorriso, nunca é ruim.”

Druner Ramos
leiteiro
“Sou bastante sorridente. Quando estou com meus amigos, dou muitas risadas. Não há preocupação nenhuma que me deixe mais sério. Se gosto de receber um sorriso? Claro.”

Liliane Lourenço Silva
estudante
“Estou sempre sorrindo e feliz, só não gosto quando as pessoas falam mal de alguém, isso me deixa mais séria, mas normalmente dou muitas gargalhadas durante todo o dia. Gosto muito de receber sorrisos. Isso faz bem para todas as pessoas.”

Luis Carlos Galvão
jornaleiro
“Sou muito alegre, estou sempre sorrindo e de bem com a vida. Nada me deixa bravo e irritado. Adoro quando alguém sorri para mim, pode ser conhecido ou não, fico contente.”

Bruno Castelino Silva
estudante
“Sempre estou brincando, sorrindo e dando gargalhadas. Sou feliz e meus amigos me fazem rir. Gosto quando riem para mim, mas não de mim.”

Diego da Silva
estudante
“Dou muitas risadas, principalmente de piadas e de brincadeiras que meus amigos fazem. Rir é bom e receber sorrisos também.”

Ângela Duque Teodoro
funcionária pública municipal
“Sou muito sorridente. O dia inteiro estou rindo, sou alegre e acho importante transmitir alegria para as pessoas. É muito bom e importante dar e receber sorrisos”




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP