Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
19/01/01 00:00 -

Festa de São Sebastião começa hoje

Festa de São Sebastião começa hoje

Redação
Amanhã, Dia de São Sebastião, a igreja estará aberta a partir das 8 horas. Haverá quermesse hoje, amanhã e domingo

De hoje até segunda-feira, a Paróquia de São Sebastião, na Vila Cardia, está em festa em razão do Dia de São Sebastião, comemorado amanhã. A programação festiva terá quermesse hoje, amanhã e domingo, sempre a partir das 20 horas, com a venda de salgados, doces e bebidas e música ao vivo. Já a programação religiosa começou na quarta-feira, com o tríduo a São Sebastião, que será encerrado hoje, às 19h30.

São Sebastião é considerado o padroeiro dos militares e tem muitos fiéis. Amanhã, a igreja estará aberta, para visitação, a partir das 8 horas. Na abertura da quermesse, às 20 horas, haverá apresentação da Banda Régius. No domingo, serão celebradas missas às 11 horas e às 19h30. Na hora do almoço, estará sendo vendido frango assado.

Na segunda-feira, a festa continua para comemorar o Dia do Beato Guilherme José Chaminade, que foi o fundador da Companhia de Maria (à qual pertence o vigário da Paróquia de São Sebastião, Jesus Bringas) e Família Marianista. A missa será às 19h30, com quermesse logo em seguida. São Sebastião nasceu em Narbona (atualmente Sul da França). Logo mudou-se com sua família para Milão, uma cidade grande. Perdeu seu pai ainda e foi educado por sua mãe, dentro da fé cristã.

Naquela época, ser cristão era terminantemente proibido pois os imperadores romanos recebiam o tratamento de deuses. Os cristãos eram perseguidos e até mortos por sua fé em Jesus ressuscitado. São Sebastião escolheu a carreira militar por acreditar que esta era a melhor maneira de ajudar seus irmãos, seguidores de Jesus.

Destacou-se a ponto de ser foi promovido a oficial e posteriormente foi transferido para Roma e nomeado comandante da guarda pessoal do imperador Diocleciano, sem abrir mão de sua fé cristã. Continuou sua incansável luta para ajudar seus irmãos, ciente dos riscos que corria.

Diocleciano acabou por saber que São Sebastião, por quem nutria afeição e admiração, era cristão. Mandou chamá-lo e perguntou se era verdade. Ele, com firmeza e coragem, assumiu sua fé em Jesus ressuscitado como filho de Deus. O imperador Diocleciano ofereceu honrarias e riquezas abrisse mão de sua fé. São Sebastião não aceitou e acabou sendo condenado à morte por flechadas.

Foi atado nu a uma árvore e alvejado pelos arqueiros imperiais até ser dado como morto. À noite, os cristãos foram buscar seu corpo para enterrá-lo e descobriram que ainda estava com vida. Cuidaram dele até que ficasse bom dos ferimentos.

Quando São Sebastião recuperou-se, procurou o imperador para falar de Jesus e disse-lhe que estava errado em perseguir os cristãos e se comparar a Deus. Ao ouvir isso, o imperador se enfureceu e mandou que o matassem ali mesmo. Foi degolado e seu corpo atirado nos esgotos de Roma. À noite os cristãos resgataram o corpo do mártir e deram-lhe sepultura honrosa.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP