Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
14/01/01 00:00 -

Cuidado com a chuva

Cuidado com a chuva

Roberta Mathias
Se você perguntar ao papai, mamãe, avós e titios muitos irão responder a mesma coisa: “É uma delícia brincar na chuva!” Mas é algo tão perigoso que nem deve ser chamado de brincadeira. Você deve estar pensando, mas que mal pode haver em correr na chuva e na enxurrada? Então, vamos lá, e preste muita atenção! O JC Criança foi conversar com o coordenador da Defesa Civil em Bauru, Álvaro José de Brito, que explicou tim-tim por tim-tim quais os cuidados que devemos tomar em dias de chuva. E, olha que são vários.

Na enxurrada

Além do risco de pegar um micose ou outra doença de pele, Brito explica que com as águas são levados muitos outros objetos. “Vidro, latas, arame, pregos e material de construção sempre corre pelas enxurradas. Outro perigo é você cair em um bueiro, aí o risco é grave.” Não são raros os casos de crianças e adultos que foram levados pelas águas, alguns, infelizmente, não sobreviveram. Por isso, todo cuidado é pouco.

O que fazer quando a chuva começar

“Se você estiver na escola, a sugestão é permanecer lá!” Este é o recado de Brito, pois na escola há toda infra-estrutura e segurança para as crianças. Combine com seus pais, assim eles não precisam ficar preocupados e correr para pegar o seu filho, pois a escola é segura. “É um lugar onde, se necessário for, é possível servir um lanche, fazer uma comunicação.”

Não fique parado embaixo de árvores, rede elétrica, marquises que estejam balançando, procure um local seguro e, se possível, peça orientação a um policial ou um adulto. Não tente atravessar ruas que estejam alagadas, pular enxurradas, pois o perigo de ser levado pelas águas é muito grande.

No carro, lembre sempre o motorista para sintonizar o rádio em uma emissora que esteja dando informações sobre a chuva, quais os melhores caminhos. É sempre bom ter em mente outras formas de ir para casa sem passar por regiões críticas.

Perigos nas galerias

Entrar em um bueiro para recuperar uma bola ou até mesmo fazer uma “operação salvamento” de um cãozinho que foi jogado lá é um grande perigo. Brito explica que para essas “operações salvamento” há pessoas especializadas. “Infelizmente ainda há pessoas que jogam animais nos bueiros para ficarem “livres” das ninhadas.” Nunca, nunca mesmo, entre em um bueiro. Lá, além do perigo de contrair doenças, encontrar aranhas, marimbondos, ratos e baratas, há riscos de ser intoxicado por gases que levam à morte. Outro perigo, lembra Brito, é a pessoa entrar e ser levada pelas águas nas galeiras. “É que mesmo sem estar chovendo naquele momento, onde você está, é possível que em outra região esteja, e aí as águas estão correndo pelas galerias. É muito perigoso entrar em um bueiro.”

Como prevenir

Você sabia que se as galerias estivessem limpas no momento da chuva reduziria em 40% o risco de enchentes? É verdade. E para contribuir para que elas fiquem limpinhas, é só fiscalizar.

- Não jogar nenhum lixo no bueiro, mesmo que seja um papelzinho, nem na rua, pois quando chove, tudo é levado pelas águas;

- Ensinar os pais, a empregada e todas as pessoas que varrem a calçada que nunca devem jogar as folhas no bueiro;

- Tem muita gente que joga animal morto em bueiros, isso é muito errado, além de colaborar com enchentes, contamina a água.

- Em dias de chuva, não deixar o lixo na calçada, pois a enxurrada leva para as galerias;

Erosões

Nunca brinque em erosões ou poças d’água. É comum nascer abóboras e morangas em erosões e a criança querer pegar. Não faça isso, pois a erosão esconde buracos e está sempre desmoronando. Você pode ficar soterrado. O perigo também ocorre em poças, pois o fundo é lodoso e pode conter galhos e arames. Não corra esses riscos.

Infelizmente fica difícil prever quando uma tempestade vai deixar pessoas desabrigadas, causando muitos danos à população. Porém, quando acontecem esses problemas, a Defesa Civil é acionada para montar abrigos e socorrer as famílias desabrigadas, juntamente com a Secretaria do Bem-Estar Social (Sebes). São períodos de muito trabalho para os bombeiros, entidades assistenciais, prefeituras e voluntários (aquelas pessoas que estão prontas a ajudar sem nada pedir em troca). Portanto, em dias de chuva, fique em casa, desligue os aparelhos eletrônicos, coma pipoca e leia um livro legal.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP