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População denuncia espera em filas

População denuncia espera em filas

Patrícia Zamboni
O Sindicato dos Bancários recebeu 20 queixas em quatro dias. O tempo de espera em uma instituição chegou a 60 minutos

No quarto dia após ter sido disponibilizado à população o termo de denúncia criado pelo Sindicato dos Bancários de Bauru e Região e pela Secretaria de Planejamento (Seplan), cerca de 20 reclamações foram feitas sobre espera demasiada em filas de bancos. Três instituições foram citadas com mais freqüência nos termos, cada uma delas com queixas de seis reclamantes: Caixa Econômica Federal, Banespa e Bradesco.

Todas as denúncias foram registradas no sindicato. Mas vale lembrar que o termo também está disponível na Seplan. De acordo com o diretor do sindicato, Laércio Pereira, a média do tempo de espera na fila acusada pelos reclamantes da Caixa, girou em torno de uma hora, com base nos termos preenchidos. No Banespa, a média tirada no levantamento foi de 45 minutos e, no Bradesco, de 40 minutos. Segundo Pereira, semanalmente, os registros feitos no sindicato serão enviados à Seplan para que as providências cabíveis sejam tomadas.

De acordo com Pereira, na Caixa Econômica Federal, a maioria das reclamações é em relação à agência localizada na rua Gustavo Maciel, esquina com a Ezequiel Ramos. No Banespa, as principais queixas seriam das agências da Rio Branco e Duque de Caxias. No Bradesco, o maior número de reclamações foi sobre o atendimento na unidade da rua Ezequiel Ramos.

“Nosso objetivo com essas ações é resolver o problema da espera demasiada nas filas, e não simplesmente multar os bancos. A população pede e precisa de um atendimento mais ágil, principalmente nos primeiros 15 dias do mês. O aumento do número de caixas deve ser a principal saída”, observa Laércio Pereira.

A titular da Seplan, Maria Helena Rigitano, diz que, a partir das denúncias que forem recebidas, a secretaria enviará um fiscal até os bancos mais citados para comprovar, “in loco”, a existência daquele problema. Mediante a comprovação, o gerente do banco receberá uma advertência. Se as denúncias para as mesmas agências continuarem, já caberá a multa de R$ 400,00, prevista na legislação.

Essa sistemática continuará até que a legislação municipal que trata sobre o tempo máximo de espera em filas de banco seja regulamentada, segundo Maria Helena.

Consultado pela reportagem, o vice-presidente da rede de agências do Banespa, Pedro Coutinho, informou que, desde que o grupo Santander assumiu o controle da instituição, está sendo feito um levantamento das atividades realizadas nas agências com o objetivo de identificar quais os serviços mais utilizados pelos clientes.

Paralelamente a isso, já existiria um projeto - com previsão de começar a ser implantado dentro de aproximadamente 120 dias - que visa remodelar todas as agências do Banespa. “São investimentos de mais de R$ 300 milhões que irão possibilitar ao cliente pagar a sua conta no auto-atendimento, gastando apenas alguns minutos dentro da agência”, relatou.

O gerente de Mercado do Escritório de Negócios (EN) da Caixa Econômica Federal em Bauru, Wanglei Taú, disse que a instituição está investindo em canais alternativos de atendimento aos clientes para diminuir os problemas de espera nas filas. “O auto-atendimento e as casas lotéricas estão sendo indicados aos clientes para agilizar os serviços. Além disso, as agências da Caixa oferecem atendimento antecipado aos trabalhadores, a partir das 9 horas, bem como as salas de auto-atendimento”, informou Taú.

A Assessoria de Imprensa do Bradesco foi acionada pela reportagem, mas, alegou não ter sido possível informar o posicionamento do banco até a conclusão desta matéria.




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