Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
10/01/01 00:00 -

Saúde vai contratar quase 30 médicos

Saúde vai contratar quase 30 médicos

Redação
Também serão contratados enfermeiros, auxiliares de enfermagem e atendentes. Concurso deverá ser aberto em breve

Depois de vários meses fazendo remanejamento de médicos de uma unidade de saúde para outra, de ter feito contratos temporários e mesmo assim não resolvido os problemas de demora e fila para o atendimento nos prontos-socorros e núcleos de saúde de Bauru, a Secretaria Municipal de Saúde, vai abrir concurso público para contratação de 51 profissionais da área da saúde. Só médicos, são quase 30. Para pediatria, a área mais carente de médicos nos núcleos de saúde, será aberto concurso para contratação de 18 profissionais.

Para tentar apressar as contratações, a Secretaria de Saúde enviou à Secretaria da Administração a lista de profissionais que precisa com urgência no final de dezembro. Em função da legislação eleitoral, a Prefeitura estava proibida de fazer concurso público desde o final do primeiro semestre do ano passado até 31 de dezembro. O concurso, que deve ser anunciado pela Prefeitura em breve, praticamente só irá preencher vagas de exonerações, aposentadorias e óbitos, segundo informou a secretária de Saúde, Eliane Fetter Telles Nunes.

O problema da falta de médico está ainda pior neste mês em função de vários profissionais estarem em férias e alguns doentes. No início da tarde de ontem, por exemplo, apenas dois médicos estavam atendendo no Pronto-Socorro Central e havia mais de cem pessoas na fila. A aposentada Leonor F. Mantovani, 66 anos, moradora no Parque Vista Alegre, que reclamava de dor na vesícula, voltou da unidade de saúde sem ser consultada porque a fila estava muito grande.

Na segunda-feira, a faxineira Helena Chaves de Oliveira, 30 anos, pela segunda vez consecutiva, retornou do núcleo de saúde do Jardim Godoy sem ser atendida porque não conseguiu pegar senha. Ela contou que chegou à unidade de saúde por volta das 5 horas, mas não obteve senha para passar pelo médico ginecologista - o número de consultas é limitado. “Eu quero fazer um exame Papanicolau, mas não consegui senha, mesmo tendo chegado ao núcleo às 5 horas. O jeito é retornar outro dia e enfrentar fila de novo”, reclamou.

Eliane Nunes explicou que dos 138 médicos que trabalham na rede municipal de Saúde, atualmente, 23 estão em férias. Ela admitiu que faltam médicos em várias unidades. O Pronto-Socorro do Mary Dota, por exemplo, está sem pediatra. As crianças levadas para a unidade têm que ser encaminhadas para o Pronto-Socorro Central.

Conforme explicou a secretária de Saúde, nos últimos meses sete médicos pediram exoneração - quatro mudaram-se de Bauru e os outros continuam na cidade. Eliane contou que está solicitando a contratação de 18 pediatras porque as unidades descentralizadas (prontos-socorros) precisam de dois profissionais dessa área por turno - um no plantão e outro no núcleo de saúde que funciona anexo.

Atualmente, segundo relatou, várias unidades descentralizadas estão funcionando com apenas um pediatra. Em alguns casos, como do Pronto-Socorro Mary Dota, em alguns turnos, não tem nenhum pediatra. “Está difícil trabalhar assim. Eles (usuários) estão reclamando e com razão”, reconhece a secretária de Saúde.

Apesar do número alto de contratações pedidas, não é muito, garante Eliane. “Pode parecer muito médico, mas não é. Não estão faltando 18 pediatras no momento, por exemplo, porque vários médicos estão até dobrando o número de horas trabalhadas, cobrindo férias e plantões”, explicou. O concurso público que será aberto em breve deve contratar médicos por 20 horas semanais.

Eliane contou que o núcleo de saúde do Parque Jaraguá, inaugurado no final do ano passado, também está precisando de médicos para trabalhar no terceiro turno (à noite). A previsão é que, a partir da publicação do edital do concurso, a contratação demore no máximo três meses.

Os nove médicos contratados temporariamente no ano passado só vão continuar trabalhando caso, apesar do concurso, ainda sobrem vagas, de acordo com a secretária de Saúde. Ela lembrou que, nos concursos anteriores, as vagas não foram todas preenchidas porque alguns médicos, ao tomar conhecimento do horário que vão trabalhar, desistem da vaga.

Contratações

Médico pediatra 18
Médico clínico geral 7
Médico ginecologista 2
Médico psiquiatra 2
Auxiliar de enfermagem 13
Enfermeiro 4
Atendente 5




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP