Bauru e grande região - Sexta-feira, 04 de outubro de 2024
máx. 31° / min. 12°
05/01/01 00:00 -

Sindicato registrará a demora em fila de banco

Sindicato registrará a demora em fila de banco

Patrícia Zamboni
Um termo de denúncia estará à disposição da população, a partir da próxima segunda-feira, para que demoras abusivas em filas de bancos sejam informadas. O termo poderá ser obtido na sede do Sindicato dos Bancários (quadra 4 da rua Marcondes Salgado) e na Secreatria de Planejamento (Seplan), na Prefeitura Municipal de Bauru, e diz respeito ao cumprimento da lei que determina o tempo máximo de espera para atendimento nas filas de banco.

A alternativa foi eleita como a mais eficaz para agilizar as eventuais denúncias que possam ser feitas por cidadãos que fiquem na fila aguardando atendimento por mais de 15 minutos, em dias normais, ou por mais de 30 minutos, em dias considerados de “pico” nos bancos - como os que antecedem ou sucedem feriados prolongados. A decisão foi tomada ontem, durante uma reunião da titular da Seplan, Maria Helena Rigitano, com representantes do Sindicato dos Bancários.

“Em conjunto, foi decidido que essa seria a melhor medida para agilizar o registro de reclamações por parte dos munícipes enquanto a lei não é regulamentada, o que deve acontecer em breve”, disse Maria Helena. Segundo ela, a Seplan está disposta a trabalhar em parceria com o Sindicato dos Bancários para que essa lei, que entrou em vigor no dia 23 de novembro do ano passado, seja cumprida.

De acordo com a titular da Seplan, a utilização do termo vai estimular a denúncia por parte das pessoas que passarem por essa situação. Antes dessa decisão ser tomada, os reclamantes deveriam registrar a denúncia pessoalmente na Seplan e, de preferência, levar uma testemunha do fato.

“Isso complicava muito a vida das pessoas que queriam reclamar da demora do atendimento e denunciar. Então, nesse primeiro momento, iremos acatar o termo de denúncia que for preenchido corretamente e fazer fiscalizações para apurar as reclamações. Se forem comprovadas, o banco receberá uma advertência, na primeira vez. Se houver reincidência, a multa poderá ser aplicada, após ouvirmos a versão da diretoria do banco em questão”, explica Maria Helena. A multa é de R$ 400,00. A cada reincidência o valor dobra.

Para o diretor do Sindicato dos Bancários Marcos Lenharo, o termo de denúncia é o primeiro passo dado na direção de fazer valer a lei e de facilitar as denúncias por parte dos reclamantes. “Acredito que estamos no caminho certo e o sindicato está disposto a disponibilizar sua estrutura para trabalhar em conjunto com a Seplan”, afirma.




publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP