Bauru e grande região - Quarta-feira, 24 de abril de 2024
máx. 31° / min. 12°
19/01/19 07:00 - Opini�o

Motivos para comemorar

Autores integram o CRF-SP

Muito mais do que parabéns, o farmacêutico merece amanhã (dia 20), e todos os dias do ano, uma grande homenagem. Por ser um profissional da saúde, por desempenhar um importante papel social, por estar inserido e integrado em equipes multidisciplinares de prevenção, recuperação e proteção da saúde, por estar sempre preparado a orientar, por tamanha dedicação e profissionalismo, mas principalmente por abraçar as causas mais impossíveis em nome da saúde e bem-estar das pessoas.

A História diz que há mais de 12.600 anos, os chineses manipulavam medicamentos com a extração de substâncias das plantas. Foi na Idade Média que surgiram os alquimistas, transformando matérias-primas da natureza em produtos aperfeiçoados e úteis à humanidade. Era o nascimento das boticas, as precursoras das farmácias e drogarias atuais.

No Brasil, o padre José de Anchieta é considerado o primeiro farmacêutico desta terra, pois veio ao Brasil para evangelizar, educar e cuidar da saúde dos nativos brasileiros. Dedicou-se à pesquisa e ao estudo mais científico de plantas com efeitos medicinais.

Com uma história alicerçada no bem ao próximo, o farmacêutico de hoje está na farmácia ou drogaria, contribuindo para o nosso crescimento nas universidades, desenvolvendo novos produtos nas indústrias, descobrindo medicamentos na pesquisa clínica, analisando materiais nos laboratórios de análises clínicas, garantindo as boas condições de armazenamento, distribuição e transporte, garantindo a assistência farmacêutica na rede pública, na Fitoterapia, Homeopatia, em hospitais, unidades de saúde, defendendo e lutando pela categoria em conselhos, sindicatos, câmaras municipais e muitos outros locais em que a técnica aliada a um toque humanizado do farmacêutico faz toda a diferença.

Motivos para comemorar não faltam. Um profissional cada vez mais presente nos estabelecimentos e mais capacitado para o exercício da profissão. A Farmácia cresceu, o farmacêutico ganhou espaço e os números comprovam. Hoje, são mais de 60 mil profissionais inscritos no Estado de São Paulo e o índice de assistência farmacêutica ultrapassa os 90%.

A série de resoluções e normativas que envolvem as diversas áreas farmacêuticas publicadas nos últimos anos demonstram a importância desse profissional na sociedade e o quanto um trabalho com qualidade é fundamental para garantir à população o direito à assistência farmacêutica.

Como porta de entrada ao sistema de saúde, a Farmácia tem como responsabilidade acompanhar e até mesmo antecipar-se à evolução da nossa sociedade. Mas o que podemos esperar da Farmácia no futuro?

Na Farmácia esperam-se novos serviços e equipamentos cada vez mais modernos, do farmacêutico espera-se que se chegue mais à frente, que seja um profissional sempre engajado e em busca de especializações e que desenvolva a cada dia uma relação mais próxima com a população, condição e força de vontade para alcançar mais esse desafio não faltam. Com todos os atributos, o farmacêutico sempre será sinônimo de confiança e segurança.

Estamos começando um novo ano e junto com ele podemos esperar um farmacêutico cada vez mais especializado, ciente de sua responsabilidade social e atuando fortemente como um agente educador em saúde. Ganha o farmacêutico, que recebe a confiança diária, mas ganha principalmente toda a população, que tem a seu lado um profissional preparado para um atendimento personalizado e com qualidade.

O sábio ditado de um autor desconhecido traduz o que é ser farmacêutico: "Substâncias nas mãos dos farmacêuticos transformam-se em medicamentos, em cura, em saúde, assim como a pedra nas mãos do ourives se transforma em joia, em brilho e em luz."

Os autores integram o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).





publicidade
As Mais Compartilhadas no Face
(SF) © Copyright 2024 Jornal da Cidade - Todos os direitos reservados - Atendimento (14) 3104-3104 - Bauru/SP